BannerNoticia

Em notas, companheiros Jacy Afonso e Roberto Policarpo propõem a unidade do PT DF

Os companheiros que se candidataram à presidência do PT DF, Jacy Afonso e Roberto Policarpo publicaram notas propondo a unidade do Partido em torno de uma construção política que fortaleça o PT do Distrito Federal. Jacy venceu a disputa, que aconteceu no domingo (20), na Câmara Legislativa do DF. Leia as notas na íntegra:

Nota do companheiro Jacy Afonso à militância do Partido dos Trabalhadores no DF

Conforme decisão do 7° Congresso do PT-DF, concluído no último domingo, caberá a mim a honra de presidir o partido do qual fui fundador e dirigente por mais de uma oportunidade. Farei o possível para me colocar à altura desse desafio e fazer jus à confiança em mim depositada.

Reafirmo que possuo laços ideológicos indissolúveis com a esquerda, com os movimentos sociais do campo e da cidade, com o movimento sindical, movimento popular e todos os segmentos que formam a essência do nosso partido, como movimentos de juventude, mulheres, LGBTI, negros e negras e tantos outros.

Quero agradecer publicamente às forças políticas que compuseram a chapa 499 no PED (DS, Avante, PT de Lutas, EPS e MS), bem como aos deputados distritais Chico Vigilante e Arlete Sampaio, cujo apoio foi determinante para essa construção política. Agradeço, também, aos companheiros/às da Articulação de Esquerda e DAP, que se somaram a esse projeto e asseguraram maioria no congresso, além de compartilharem conosco um programa avançado a ser implementado nesse próximo período. Devo agradecer, igualmente, aos/às companheiros/as e dirigentes da minha corrente política, a Articulação Unidade na Luta, por todos os esforços que foram empreendidos para que chegássemos a esse resultado.

Reafirmo o que disse em meu discurso durante o Congresso, não desejo ser o presidente apenas do grupo que me elegeu, mas de todo o conjunto do partido. Nesse sentido pretendo dialogar com todos os setores em busca da unidade partidária. Irei percorrer todas as zonais, conversar com a militância, movimentos e partidos do nosso campo.

Reconheço a postura dirigente do companheiro Roberto Policarpo, com quem disputei a presidência, um adversário duro, porém leal e comprometido com a construção partidária.

Por fim, reitero que a gestão da companheira Erika Kokay na presidência do PT foi fundamental para esse momento terrível da conjuntura. Nossa deputada, mesmo diante das dificuldades de coordenar o imenso volume de trabalho e responsabilidades do seu mandato, jamais abdicou de cuidar do PT.

Muito obrigado pela confiança, e um forte abraço a todos e todas militantes do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. A luta continua!

Jacy Afonso
Presidente eleito do PT-DF
Nota do companheiro Roberto Policarpo à militância do Partido dos Trabalhadores no DF

Com o resultado da eleição para presidente do PT DF, que deu a vitória ao companheiro Jacy Afonso no VII Congresso do PT-Etapa DF, coloco-me à disposição da próxima direção para continuar com minha contribuição militante ao partido.

Fizemos um bom debate. Expusemos as nossas críticas e as nossas divergências, fizemos cobranças e propostas para a construção partidária. No entanto, continuaremos fazendo o debate, mas, como sempre, a buscar unidade na ação.

Agradeço profundamente a toda a militância do PT pela participação no processo eleitoral do PT-DF, desde os debates até a eleição. Este processo com certeza acrescentou muito ao partido, e levará o PT ao rumo certo, fortalecendo as nossas bases sociais.

Obrigado a toda delegação que participou do Congresso, principalmente aos que confiaram o voto a mim. Continuarei trabalhando para o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores, como sempre fiz, ajudando cotidianamente nessa construção.

Agradeço também às tendências internas pelo apoio, ao MAS-PT, Movimento PT, a Resistência Socialista, o Bloco Popular e de Base e a CNB, tendência a qual faço parte. Muito obrigado!

O 7° Congresso do PT ainda não acabou, agora vamos debater os rumos do partido nacionalmente, elegendo Gleisi Hoffmann presidenta do PT, para que o partido saia ainda mais fortalecido deste processo.

Roberto Policarpo, militante do PT.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo