Noticia

Mendes critica “lavajatismo da mídia” e diz que Lula merece julgamento justo

Segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal, revelações do The Intercept “deixam suspeitas sobre esse caso” e mostram que “há muitos vícios nesse processo do Lula”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que Lula merece um julgamento justo, na noite desta segunda-feira (14). Durante participação no programa Conversa com Bial, o magistrado apontou que há vícios nos processos contra o ex-presidente e que, por isso, precisam ter novos julgamentos com um juiz imparcial.

“A minha percepção é que nos círculos acadêmicos no mundo há a impressão de que há muitos vícios nesse processo do Lula, e eu tenho dito então que o Lula merece um julgamento justo”, explicou Mendes. Questionado pelo apresentador do programa se os processos deveriam retornar à fase inicial, o ministro reforçou a necessidade de que a questão seja julgada por um juiz imparcial. “Não sei. Mas merece um julgamento justo. Tudo isso que vem se revelando de fato deixa a suspeita sobre esse caso”, respondeu.

No início do mês, durante votação de recurso do ex-gerente da Petrobras Marcio de Almeida Ferreira no Supremo, Mendes destacou a flagrante parcialidade de Moro em julgamentos no âmbito da Operação Lava Jato. “Não parece haver dúvidas que o juiz Moro era o verdadeiro chefe da força-tarefa de Curitiba, indicando testemunhas e sugerindo provas documentais. Quem acha que isso é normal certamente não está lendo a Constituição”, disse o ministro na ocasião.

Na noite desta segunda (14), Mendes ironizou a omissão do ministro da Justiça diante dos casos de corrupção que envolvem Jair Bolsonaro (PSL) e disse que Moro “virou um personagem que Bolsonaro leva para jogo do Flamengo”.  O ministro do Supremo ainda completou: “Ele está precisando do Bolsonaro. Antes o Bolsonaro precisava dele, depois ele passa a precisar do Bolsonaro”.

‘Lavajatismo militante da mídia’

Ainda no programa de Pedro Bial, Mendes fez duras críticas ao comportamento da grande imprensa em relação a Lava Jato. De forma indireta, o ministro responsabilizou a mídia pelos ataques que a Suprema Corte recebe via propagação de fake news e criticou a abordagem dos veículos às ações do STF.

“Quero dividir a minha responsabilidade com vocês. Vocês têm uma grande parcela de responsabilidade. Quando vocês dizem ‘Gilmar solta’, e estou falando porque já reclamei para a Rede Globo, a decisão foi da turma, mas vocês dizem ‘Gilmar solta’, mas não explicam do que se trata. Houve um lavajatismo militante da mídia, a mídia aderiu a isso. Nós ficamos como os bandidos da história, aqueles que erraram ao soltar”, explicou.

Por fim, Mendes também criticou os procuradores da Lava Jato: “a Lava Jato é case de sucesso de mídia, são melhores publicitários que juristas. Houve essa coalizão, essa coabitação. A responsabilidade é muito maior da mídia do que minha”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo