Noticia

Semana de mobilização na UnB inicia com Ato Nacional em Defesa da Ciência e da Tecnologia, nesta terça 1º/10

Uma das medidas mais drásticas do governo Bolsonaro foi a retirada de recursos para a ciência, tecnologia e pós-graduação. A ação vai na contramão do desenvolvimento do Brasil ao inviabilizar a produção de conhecimento no país. Para denunciar mais este desgoverno, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) realizará nesta terça-feira (1º/10) Ato Nacional em Defesa da Ciência e da Tecnologia. A atividade está agendada para as 18h30, no auditório da entidade sindical (UnB, Casa do Professor).

A atividade faz parte do calendário de ações da Greve Nacional da Educação, agendada para os dias 2 e 3 de outubro, convocada pela CUT e demais centrais sindicais, União Nacional dos Estudantes (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e entidades em defesa da educação.

“Bolsonaro quer minar a educação para inviabilizar a formação de cidadãos críticos; para poder manipular com mais facilidade a opinião pública e fazer o Brasil um país comandado pelo neoliberalismo. Fortalecer a educação, a ciência e a tecnologia é a principal tarefa para interromper as ações desse governo nefasto”, afirma o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, que participará do Ato Nacional em Defesa da Ciência e da Tecnologia.

O Ato desta terça destaca nove pontos de reivindicação:

1. Repasse imediato dos 330 milhões, necessários para o cumprimento do orçamento de 2019 do CNPq e a garantia de pagamento das bolsas da agência;

2. Recomposição do orçamento para a área de CT&I – 2020, no mínimo nos patamares do ano de 2017;

3. Pela utilização da totalidade dos recursos arrecadados pelo FNDCT em atividades de CT&I (sem reserva de contingência e contingenciamentos futuros);

4. Contra a destruição das Carreiras de C&T;

5. Pelo descontingenciamento do orçamento das universidades federais e outras instituições de ensino e pesquisa

6. Pela revogação imediata da Emenda Constitucional 95 (teto dos gastos);

7. Repasse de R$ 948 milhões para recomposição do quadro e reajuste das bolsas de estudo;

8. Aplicação de 10% do PIB para educação; e

9. Destinação de 25% do pré-sal para a área de C&T.

O evento é organizado em parceria com a Associação dos Servidores do CNPq – ASCON e o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura (SindGCT), e conta com o apoio da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT) e do Fórum Nacional das Entidades Representativas das Carreiras de C&T.

Outras ações

Professoras/es da UnB realizarão durante toda essa semana (de 1º a 5/10) atividades que marcarão a Greve Nacional da Educação. O calendário foi definido em assembleia geral realizada no último dia 25 de setembro, e agrega desde sarau à marcha (veja programação abaixo).

Na assembleia, ainda foi deliberado que as/os docentes farão uma representação no Ministério Público contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelas declarações difamatórias contra as universidades públicas.

Semana de mobilização

Terça-feira (1º/10)
Na terça-feira, às 18h30, a ADUnB promove o evento “SOS Ciência”, uma roda de conversa em defesa da Ciência e Tecnologia, com a presença da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).

Quarta-feira (2/10)
Marcha pela Ciência e Tecnologia, com concentração às 16h em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

Quinta-feira (3/10)
Atos na rodoviária do Plano Piloto e no aeroporto, com a exibição de projetos de pesquisa e extensão. Docentes interessados em levar seus trabalhos devem entrar em contato pelo telefone (61) 98280-0418 ou procurar a Secretaria da ADUnB.

Sexta-Feira (4/10)
Sarau na sede do sindicato, a partir das 19h.

Sábado (5/10)
UnB Perto de Você – A ação institucional da Universidade de Brasília levará aulas públicas, saraus com artistas convidados e exposições de projetos e pesquisas da universidade para o Parque da Cidade, a partir das 8h30.

Fonte: CUT Brasília, com informações da ADUnB | Foto capa: Metrópoles

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo