BannerNoticia

Curso Feminismo e Organização das Mulheres Petistas

“Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados” (Simone de Beauvoir)

As palavras de Simone de Beauvoir nunca foram tão atuais e tão forte para nós mulheres como neste momento político do Brasil. O governo de Bolsonaro tem como objetivo desconstruir os direitos e as políticas de enfrentamento à desigualdade entre homens e mulheres, reforçando conceitos e valores da estrutura do patriarcado.

Mas o empoderamento das mulheres conquistado por cada uma de nós ao longo das últimas décadas, construído na luta feminista e fortalecido nos governos Lula e Dilma, desafia qualquer ameaça de retirada de direitos e demonstra a força das mulheres organizadas como nas manifestações #EleNão e no 8 de março. Mulheres são a resistência ao ataque conservador e liberal que ameaça nossos direitos e de toda a classe trabalhadora.

Em nosso partido, as mulheres parlamentares lideraram a defesa de Dilma durante o processo do golpe e hoje lideram nossa principal bandeira de luta que é a denúncia da prisão política do companheiro Lula e a defesa de #LulaLivre.

Temos hoje uma mulher na presidência do PT, nesse momento tão duro da história de nosso país, e o partido se aproxima de sua militância e atrai como nunca antes na história a juventude, estudantes, militantes de movimentos sociais.

Com todo esse cenário que apresenta ataques a direitos e oferece a oportunidade de protagonismo às mulheres nas diversas frentes de luta que travaremos, entendemos que precisamos dialogar sobre feminismo e a organização das mulheres petistas.

Nossa proposta é compartilhar conhecimentos, experiências e reflexões, para que todas nós estejamos preparadas para as lutas que estão acontecendo e as que estão por vir.

Como será o curso:

O curso será realizado parte em EaD e parte em encontros presenciais.

Em EaD teremos breves textos, vídeos e uma roda de conversa virtual, em fórum mediado por tutoria. Tudo em linguagem acessível, para que todas possam de fato participar.

O curso está organizado em cinco unidades, cada unidade será realizada ao longo de uma semana, para que cada mulher possa encontrar o melhor dia e horário para sua participação.

Os temas das unidades são:

1. Como se constrói a desigualdade entre mulheres e homens na sociedade.

2. O feminismo no Brasil.

3. Mulheres do PT.

4. Mais mulheres na política.

5. O PT, o Estado e as políticas públicas para igualdade de gênero.

Ao longo do curso, teremos encontros presenciais para consolidar o que construiremos juntas no ambiente virtual.

Não se preocupem, vamos ajudar quando for preciso acessar o ambiente virtual.

Inscreva-se!

Secretaria de Mulheres do PT DF
Secretaria de Formação Política
Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo