Noticia

PAREM DE NOS MATAR!

O Setorial de Educação PT DF manifesta profundo pesar e se solidariza aos familiares da professora da SEDF, Débora Tereza Correia, que teve sua vida ceifada no último dia 20, em mais um ato cruel e covarde do machismo estrutural.
O feminicídio é o desfecho de uma tragédia anunciada no cotidiano de muitas mulheres atormentadas pelo fantasma da violência. Violência silenciada, mascarada aos olhos do estado e da sociedade. Deborah foi morta dentro do seu local de trabalho.

O Brasil é o quinto país mais violento contra a mulher, e o feminícídio tem se tornado cada vez mais frequente, reforçado por manifestações públicas e atos concretos de representantes do poder político e econômico que se beneficiam da manutenção dessa estrutura de poder e de diferenciação entre homens e mulheres.
O decreto federal que massifica o acesso às armas, por exemplo, constitui uma ameaça real à vida das mulheres, pois leva para dentro de suas casas, e de forma “legal”, aquilo que poderá vitimá-las, deixando-as ainda mais vulneráveis.

A estrutura patriarcal que naturaliza as relações desiguais entre os gênero também encontra respaldo nas políticas educacionais e nas práticas escolares que, ao negligenciarem a educação anti machista, faz com que nossas crianças e jovens continuem a acreditar que diferenças sexuais justificam uma suposta superioridade de um gênero sobre outro.

Basta de violência contra a mulher!
Por uma educação libertadora e para a equidade entre mulheres e homens!
Justiça para Débora Tereza!

Olga Freitas
Setorial de Educação do PTDF
Coordenadora

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo