Sem categoria

Comunicado do Setorial de Educação ao Diretório do PT-DF e Executiva do PT-DF

Setorial de Educação PT DF

Companheir@s, conforme aprovado em nossa reunião, 10/11, encaminhamos à Executiva e ao Diretório regional do PT, circular assinada pela coordenadora da CAED Nacional, orientando parlamentares e militância em relação ao escola sem partido. Segue o teor do documento:

 

Comunicado do Setorial de Educação ao Diretório do PT-DF e Executiva do PT-DF

Brasília-DF, 12 de novembro de 2018

 

Cumprindo decisão deste Setorial de Educação, em nossa reunião dia 10/11/2018, reiteramos integralmente os termos da Circular da Comissão Nacional de Assuntos Educacionais do Partido dos Trabalhadores (CAED), abaixo, ao tempo em que, reafirmamos a luta pela democracia, pelo direito à educação pública emancipadora da classe trabalhadora e pela soberania nacional, em síntese, a luta do livre pensar, expressar e comunicar um projeto de nação anti-imperialista e anti-autoritário do povo brasileiro, portanto, não restrito à categoria dos trabalhadores da educação, nem ao setor educacional.

 

Circular da Comissão Nacional de Assuntos Educacionais do PT (CAED)

 

Diante da iminência da votação do PL 7.180/14, que institui a censura nas escolas, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, com reunião agendada para a próxima terça-feira (13/11), às 09h30, a CAED orienta que:

  1. As/os parlamentares do PT em todos os níveis gravem vídeos e divulguem materiais contra o mencionado PL, destacando que o projeto atenta contra a liberdade de ensino e aprendizagem inscrita na Constituição; impede que a educação seja um instrumento de combate a variadas formas de preconceito e opressão, como o machismo, o racismo e a lgbtfobia; cria um ambiente de patrulhamento ideológico e de conflito permanente no interior das escolas, como ocorreu durante a ditadura civil-militar; e transforma os professores em inimigos internos que devem ser vigiados, tutelados, censurados e punidos, em detrimento da gestão democrática da educação e da liberdade de cátedra.
  2. A militância do PT inicie uma campanha nas redes sociais em defesa do magistério, produzindo e compartilhando homenagens a professores e professoras que marcaram seu processo educativo, utilizando as tags: #EscolaSemCensura #LiberdadeDeCátedra

#PauloFreireVive

  1. Os setoriais estaduais de educação do PT organizem debates, em parceria com sindicatos da educação e movimentos sociais, associando a importância da liberdade de ensino e aprendizagem ao contexto conservador em que vivemos.

 

Atenciosamente,

Teresa Leitão

Coordenadora da CAED-PT

 

11 de novembro de 2018”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo