BannerDistrito FederalResoluções do PT

Alexandre Felix é reeleito para coordenar o Setorial de Esporte e Lazer

“Queremos reforçar, no Setorial de Esporte e Lazer, o compromisso com mais humanização, mais solidariedade e a visão do compartilhamento em detrimento da disputa. Temos que sair da caixinha e pensar a sociedade com visão macro e transversal”, diz o dirigente

O Setorial de Esporte e Lazer reelegeu o companheiro Alexandre Felix para dirigir os trabalhos na próxima gestão. Com 80 votos, ele é o atual coordenador e foi reconduzido por aclamação para mais um mandato, juntamente com sua chapa, União pelo Esporte.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores há mais de dez anos, Alexandre é professor de Educação Física com especialização em Fisiologia, e pós-graduado em Análise Política e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB).

Ele avalia os desafios para o atual momento do Esporte, tendo em vista que, na última eleição de setoriais em 2017, quando participou pela primeira vez na chapa do Esporte e Lazer, o Brasil vivia  o apogeu do golpe contra o governo de Dilma Roussef e o momento mais agressivo contra Partido dos Trabalhadores, o que trouxe a maior destruição de direitos sociais já enfrentada pelo povo brasileiro.

“Havíamos passado, nos governos de Lula e Dilma, por momentos da grande valorização social no Brasil, e muito em especial no esporte, culminando com a realização dos grandes eventos mundiais em nosso país. O atletas e o povo brasileiro recebiam apoios, nunca vistos na gestão pública do esporte e do lazer”, diz o coordenador.

Após as eleições de 2018, o esporte nacional foi, novamente, relegado a último plano nas políticas de governo, culminando com o fim do Ministério do Esporte no governo Bolsonaro.

Em março de 2020 veio a pandemia e o que já era difícil, foi piorando. Porém, de acordo com Alexandre, para os esportistas, acostumados a criar estratégias e soluções e driblar as dificuldades dos jogos, isso não foi suficiente para anular a importância da prática esportiva. “Nós seguimos, conduzindo nossas atividades com a mesma vontade e a mesma determinação de quando iniciamos no Setorial.”

Para ele, a importância do Esporte é, principalmente, a valorização de um mundo compartilhado, com respeito a todas as etnias e que potencializa o coletivo. “O que nos mostram os atletas, mulheres e homens, meninas e meninos, ricos, pobres, de nações poderosas ou não, é que, o que realmente importa, é  sermos mais humanos.”


E concluiu: “Como militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores, queremos reforçar, no Setorial de Esporte e Lazer, o compromisso com mais humanização, mais solidariedade e a visão do compartilhamento em detrimento da disputa. Temos que sair da caixinha e pensar a sociedade com visão macro e transversal.”

Principais propostas

– Inclusão e fomento dos Esportes dos Povos Originários em sua total essência e complexidade, inclusive propondo sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar. E…

– Descentralização das praticas esportivas e de lazer nos municípios, levando as oportunidades para as periferias das cidades. E…

– Fomento das práticas do paradesporto e implantação do paradesporto nas aulas de educação física.

Dirigentes Eleitos

João Jacinto da Silva, Ricardo Vale da Silva, Lúcio Flávio Vale da Silva, Leandro Nonato Mota, Roberto Liao Júnior, Gastão Reis Mesquita, Marcos da Silva Amaro, Lincoln Luiz Fiuza Lima Júnior.

PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo