BannerNoticia

Caminhada pela Paz

 

Com o objetivo de promover a cultura de paz e uma reflexão sobre os tempos de intolerância, de violência e de ódio, diversas entidades promoverão, no próximo domingo (21), uma Caminhada pela Paz, em Brasília.

A Caminhada pela Paz acontecerá no domingo de Páscoa – data que também marca o aniversário de Brasília – e será aberta a toda a população, de todas as idades. A atividade terá diversas atividades culturais, além de uma celebração inter-religiosa.

O evento faz parte de um grande movimento pela paz e contra as armas diante do cenário de violência em Brasília. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a violência contra as mulheres aumentou 50% entre 2017 e 2018. Somente neste ano, já foram registrados 8 casos de feminicídios no Distrito Federal.

Além disso, enquanto flexibilizam a posse de armas, o Brasil lidera a lista de mortes anuais por armas de fogo. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 71% dos homicídios são cometidos com armas de fogo no País. Os números refletem a realidade no Distrito Federal. A cada dia, a população é surpreendida com um novo crime. Na última sexta-feira (12), um jovem de 22 anos, motorista de aplicativo, morreu baleado após uma briga de trânsito. Neste domingo (14), um policial militar foi morto a tiros por um policial civil em uma casa de show em Águas Claras. As duas brutais mortes têm uma coisa em comum: os autores dos disparos tiveram motivo torpe para cometer os crimes.

Organização
A Caminhada pela Paz é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pela Iniciativa das Religiões Unidas, pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, pela Rede Desarma Brasil, pela Legião da Boa Vontade (LBV), pelo Olé Axé Ita Bagan; pelo Centro Popular de Formação da Vida e Juventude; pela Associação Being Tao; pela Praça da Harmonia Universal; pelo Templo Shin Budista da Terra Pura; e pelo Movimento de Apoio ao Trabalhador e Trabalhadora Rural.

A iniciativa também é apoiada pela deputada federal Érika Kokay, pela deputada distrital Arlete Sampaio e pelo deputado distrital Fábio Felix.

SERVIÇO
Caminhada pela paz, contra as armas, contra o ódio e contra a violência
Data: 21 de Abril (domingo)
Local: Eixão Norte – na altura da 108 Norte

Programação:
9h às 10h30 – concentração na altura da 108 Norte com: Celeiro em Prosa e Verso; Associação dos (as) Artistas de Sobradinho – Artise; Fórum de Cultura do DF; e celebração inter-religiosa.

10h30 às 11h30 – caminhada pela paz (da 108 até a 112 Norte) com: Mística – Movimento de Apoio ao Trabalhador e Trabalhadora Rural (MATR); falas de lideranças religiosas e políticas; e manifestações espontâneas.

11h30 às 12h – encerramento na 112 Norte com Tai-chi com Mestre Woo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo