BannerNoticia

Projeto Mulheres Inovadoras é homenageado na Câmara

A Câmara Federal entregou hoje as medalhas Mietta Santiago, que visa valorizar os direitos das mulheres e é entregue, desde 2017, no mês de março. Foram 5 as agraciadas com homenagem este ano: Marielle Franco, Beatriz Bohrer do Amaral, Gabriela Barreto Lemos, Debora Foguel e Gina Vieira Ponte, esta última indicada pela deputada Erika Kokay. Gina é professora no Distrito Federal e se destacou pela idealização e execução do Projeto Mulheres Inspiradoras.

O Projeto Mulheres Inspiradoras discute com os alunos o papel da mulher na sociedade, valorizando a figura feminina por meio da leitura de obras de autoria feminina, estudo da biografia de grandes mulheres e dinâmicas com mulheres inspiradoras das comunidades dos alunos. “O projeto é sim sobre valorização de mulheres, mas antes de tudo, é um projeto sobre fortalecimento da escola pública”, afirmou Gina Vieira.

A professora declarou que o projeto incentiva que os alunos pesquisem a história e leiam livros de ‘grandes mulheres, inclusive de sua própria comunidade. “Infelizmente, a grade curricular das escolas brasileiras ainda é extremamente euro centrada e valoriza grandes figuras masculinas e brancas. Não se fala de grandes heróis negros e, principalmente, de mulheres periféricas, que são ainda mais invisibilidades”.

“O projeto põe foco na mulher periférica que acorda cedo, pega ônibus lotado, cria os filhos sozinhos, e faz uma revolução silenciosa”, declarou Gina Vieira. O Projeto Mulheres Inspiradoras foi criado em 2013 na escola em que Gina lecionava, em 2017 atingiu 15 escolas da capital e em 2018 virou política pública da Secretaria de Educação do DF.

A deputada Erika Kokay foi a parlamentar responsável pela indicação de Gina Vieira para que fosse agraciada medalha Mietta Santiago. A parlamentar considera o Mulheres Inspiradoras fundamental, pois os alunos passam a reconhecer o valor que sai de dentro da própria comunidade. “E preciso mais inciativas que descontruam a masculinidade tóxica e construam espaços de vivência para a nossa humanidade, que muitas vezes é negado às mulheres”, declarou Erika.

Erika afirmou que a medalha é uma homenagem a ousadia e coragem de Mietta Santiago, uma sufragista que questionou em 1928 a proibição do voto as mulheres no Brasil. “As mulheres homenageadas com a medalha, romperam a lógica sexista, que desumaniza as mulheres neste país”, declarou Erika, que representou o Partido dos Trabalhadores na Sessão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo