Noticia

A história do 8 de março: conquista da luta das mulheres

Diversas manifestações feitas pelas trabalhadoras ao longo dos anos em todos os cantos do mundo levaram a criação do Dia Internacional de Luta da Mulher

O Dia Internacional de Luta da Mulher, celebrado no 8 de março, surgiu de diversas manifestações das mulheres trabalhadoras ao longo dos anos, apesar de ter sido oficializado apenas em 1975 pela ONU.

Foram as mulheres trabalhadoras das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que deram início a uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos, já que suas condições de trabalho eram absurdas, e elas entendiam que a libertação de todas as mulheres só seria possível através da libertação da classe trabalhadora.

O 8 de março se tornou uma das mais fortes tradições em todo o mundo e um dos mais importantes símbolos de luta da libertação da classe trabalhadora.

A origem da data tem diversos contextos históricos. Uma história bastante conhecida é o incêndio numa fábrica de blusas em Nova York, no ano de 1911, quando 125 mulheres morreram, mas existem outros registros de reivindicações das mulheres para terem mais espaço dentro do movimento de trabalhadores.

Direito ao voto
No Brasil, desde 1932 as mulheres só tinham direito a votar nas eleições nacionais, mesmo assim, o código eleitoral só permitia mulheres casadas que possuíssem permissão do marido, viúvas e solteiras com renda própria.

Só em 1946 a obrigatoriedade do voto foi estendida para as mulheres, fruto da luta delas através do movimento sufragista.

Lutas das mulheres
Em 26 de fevereiro de 1909, aconteceu uma grande passeata de mulheres em Nova York. Cerca de 15 mil trabalhadoras foram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho. Elas costumavam trabalhar em média 16h por dia, 7 dias por semana.

Na mesma época, na Europa, o movimento das fábricas estava ganhando força e a alemã Clara Zetkin, durante reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, propôs a criação de uma agenda anual de manifestações pela equidade de direitos.

Em 1917, um grupo de operárias foi às ruas para se posicionar contra a fome e a primeira guerra mundial, esse foi o pontapé inicial para a Revolução Russa.

Porém, bem antes disso, durante os séculos XV e XVII as mulheres resistiram pela sobrevivência, pois as que se opuseram contra as imposições da igreja foram consideradas bruxas e como consequência assassinadas.

Ao longo de toda a história do mundo, as mulheres lutaram e reivindicaram pelos seus direitos. O 8 de março além de uma conquista, é o sinônimo de luta.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações da BBC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo