Noticia

Censura ao Enem escancara “amarras ideológicas” de Bolsonaro

Jair tem feito justamente o que diz ser contra e deixa claro que está muito mais preocupado com questões ideológicas do que qualquer outro presidente

Passados quase dois meses desde que assumiu o cargo mais alto do país (pelo qual demonstra total despreparo), o discurso de posse de Jair Bolsonaro ainda serve ao menos para confirmar o seu total descompromisso com a verdade. Vago e repleto de promessas imediatamente descumpridas, o texto tenta – em vão – mostrar que o “novo governo” seria livre de “amarras ideológicas”.

Talvez por não saber o real significado da palavra ou por pura má fé, Bolsonaro nada fez até agora que não passasse, notem a contradição, justamente pelo filtro ideológico da direita. A nova investida do presidente das fake news aconteceu nesta quinta-feira (21) com a notícia de que uma comissão especial será criada para fazer “uma análise ideológica” das questões do Enem.

O objetivo, claro, é impedir que qualquer tema que atinja os interesses escusos do governo seja abordado como o que erroneamente chama de “ideologia de gênero”, mas também questões sobre “intelectuais de esquerda” e pautas progressistas como a do feminismo – como esquecer da crise gerada no exame de 2015 quando um texto da escritora francesa Simone de Beauvoir serviu de base para a redação e gerou onda de ataques de religiosos e conservadores pelo simples fato de ela supostamente ser de “esquerda”.

Primeiro, a América
O principal viés ideológico de Bolsonaro, no entanto, vai muito além das causas identitárias: é a política neoliberal de Donald Trump sua principal inspiração – mesmo que a popularidade do presidente estadunidense esteja em seu pior momento. Sua submissão aos EUA é tão constrangedora que, além de prestar continência para a bandeira do país, que a equipe de campanha de Jair chegou a ventilar a notícia de que seu ídolo participaria da cerimônia de posse no primeiro dia do ano, o que não aconteceu.

Mesmo desdenhado por Trump, Bolsonaro não se envergonha em atender ao que quer (e manda) a nação-símbolo do capitalismo. Ainda que carregue “Brasil acima de tudo” em seu slogan de campanha, sua política externa prova justamente o contrário, é só lembrarmos da proposta de ceder o Centro de Lançamento de Alcântara (MA), da Força Aérea Brasileira, aos EUA, anúncio que chocou até mesmo os militares que tanto diz defender.

A entrega da exploração do Pré-sal ao capital estrangeiro e a promessa de privatizar empresas públicas federais também são exemplos de que, para Bolsonaro, a América terá sempre prioridade.

Ódio aos “comunistas de Cuba”
Amor aos EUA e ódio aos que cuidaram durante anos dos brasileiros. Muito mais do que simplesmente amar e reverenciar o país de Trump, Bolsonaro sempre deixou explícito o seu ódio a Cuba e aos profissionais do país que faziam parte do Programa Mais Médicos – criado durante o governo Dilma e referência mundial por permitir acesso à saúde em regiões de alta vulnerabilidade.

Com total desconhecimento sobre o revolucionário programa, aprovado por 95% dos brasileiros, Jair foi o estopim da crise que obrigou os médicos caribenhos a deixar o país e causar crise sem precedentes na saúde pública nacional. A falta de humanidade do presidente é tamanha que não foram poucas as vezes em que, sem argumentos, passou a ofender gratuitamente todos os cubanos que viviam no Brasil. Chegou, inclusive, a compará-los a cobras e chamá-los de mercenários. A secretária de gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, foi ainda mais cruel ao criminosamente mandá-los “voltar para a senzala”.

Em suma, por ódio e desinformação Bolsonaro colocou em risco a vida de milhares de brasileiros em nome de um combate ideológico que tem desconstruído importantes relações diplomáticas consolidadas durantes os governos do PT – que fizeram do Brasil líder regional justamente por não se prender a ideologias.

Israel e a debandada do frango
“Juntos mais com outros países como Estados Unidos entre tantos outros que pensam e tem ideologia parecida a nossa temos tudo para nos ajudar e fazer o bem para os nossos povos”, declarou Bolsonaro durante encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no Rio de Janeiro no final de dezembro passado. Notem que, ao mesmo tempo em que diz combater as amarras ideológicas, o confuso presidente do Brasil se diz feliz por ter ao lado os países que têm ideologia parecida.

A pretensão de se aliar a um governo cada vez mais envolto em denúncias de corrupção já custou caro a milhares de brasileiros. Ao anunciar a transferência da embaixada brasileira de Tel-Aviv para Jerusalém (atitude que representaria reconhecer a cidade como capital de Israel) fez com que a Arábia Saudita decidisse descredenciar cinco frigoríficos brasileiros que exportam para o país, como retaliação ao governo de Jair Bolsonaro. Mais uma amarra ideológica que pode custar muito caro ao país.

Por Henrique Nunes da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo