BannerComitês Populares de LutaDistrito Federal

Setorial de Pessoas com Deficiência lança Comitê Popular Pessoas com Deficiência com Lula no DF e Entorno

O último sábado (11/06), foi dia de mobilização para as pessoas com deficiência, familiares e ativistas de direitos humanos que entendem a importância da eleição de Lula para a inclusão das pessoas com deficiência. O Setorial de Pessoas com deficiência do PTDF lançou, na Praça do Compromisso (703/4 sul), o Comitê Popular de Luta Pessoas com Deficiência com Lula.

Além da participação ativa de dezenas de pessoas com deficiência, ao longo da atividade, aproximadamente 100 pessoas foram prestigiar o lançamento do Comitê: familiares, ativistas de direitos humanos, representantes de vários partidos, dirigentes do PT DF, pré-candidatas e pré-candidatos a cargos no Poder Legislativo Federal e Distrital tiveram a oportunidade de ouvir e debater sobre as principais reivindicações das pessoas com deficiência.

O Comitê Popular Pessoas com Deficiência com Lula abriu seus trabalhos de forma coerente com seu propósito de oportunizar o protagonismo das pessoas com deficiência.

Geraldo Magela, coordenador da Campanha Lula Presidente no DF, apresentou seu compromisso para fortalecer as ações desse Comitê na base, nas Regiões Administrativas e nos demais Comitês.

Segundo Anna Paula Feminella, coordenadora do Setorial de Pessoas com Deficiência do PT DF, “a chave da inclusão é a convivência, precisamos romper com o isolamento social que oprime as pessoas com deficiência e destacar que nossas reivindicações dizem respeito ao exercício de direitos fundamentais, como os direitos: de ir e vir (com autonomia e segurança), à informação, à educação inclusiva, votar e ser votado.

Entre os dirigentes do PTDF, aarticiparam do lançamento a deputada Erika Kokay e o deputado Chico Vigilante, a pré-candidata do PT ao Senado, Rosilene Corrêa e o presidente da sigla, Jacy Afonso.

Enquanto o debate acontecia na roda de conversa, muitas pessoas foram convidadas a gravar mensagens ao companheiro Lula, que serão enviadas à coordenação da campanha e divulgadas nas redes sociais.

Segundo documento lançado pela equipe organizadora da atividade: “A candidatura Lula é a única que já provou seu compromisso político com a vida plena e digna, capaz de implementar políticas que promovam o desenvolvimento social, sem deixar ninguém para trás”.

A pré-candidata da Federação PT, PV e PCdoB ao Senado, Rosilene Corrêa, durante o lançamento do Comitê, vestiu a camisa das pautas das Pessoas com Deficiência:

Onde estão as pessoas com Deficiência no Distrito Federal?

Segundo dados da Codeplan (2018), existem mais de 139 mil pessoas com deficiência. A maioria dessas pessoas vivem em condição de pobreza e ainda não são reconhecidas como sujeitas de direitos e integrantes legítimas das comunidades ou territórios onde vivem.

A qualidade de vida é um dos fatores que provocam deficiências adquiridas. Com a pandemia , muitas sobreviventes do Covid-19 ficaram com sequelas permanentes, com a precarização das condições de trabalho (que expõe as pessoas a maiores riscos de acidentes e adoecimentos), a falta, ou precária condição, de atendimento médico-hospitalar, a fome, o aumento das violência, os movimentos de defesa de direitos das pessoas com deficiência estimam que esse quantitativo de pessoas com deficiência em 2022 seja muito superior ao encontrado em 2018.

Acessibilidade: ferramenta para o alcance dos demais direitos

A acessibilidade é um direito coletivo que traz benefícios à toda a população. As barreiras arquitetônicas, urbanísticas, comunicacionais, nos transportes, no acesso às políticas públicas, em geral, não impactam somente no desenvolvimento de quem tem deficiência, elas prejudicam as famílias, impõem a exclusão social de quem poderia contribuir para o desenvolvimento social, nos avanços tecnológicos, etc…

Sem acessibilidade, as ruas, escolas, centros de saúde, paradas de ônibus, prédios públicos, transformam-se em território proibido às pessoas com deficiência.

É preciso que as especificidades das pessoas, seja peso, altura, largura, a necessidade de uso de tecnologias assistivas (cadeira de rodas, bengala, muleta, prótese, órteses..), sejam consideradas para que as políticas públicas efetivamente possam garantir o exercício de direitos.

Precisamos falar sobre Deficiência e Capacitismo nas Eleições

O fato de que milhões não se encaixam aos padrões de corpo e comportamento considerados funcionais para o sistema econômico não é justificativa para a ausência de recursos de acessibilidade. As pessoas com deficiência estão em todos os territórios, classes sociais, etnias, em todas as faixas etárias, enfim: não é possível que suas existências sigam desprezadas.

A principal barreira, que geralmente leva a “naturalizar” a violação de direitos e as violências sofridas em razão de deficiência, é a discriminação. E esse tipo de discriminação tem nome: CAPACITISMO. O termo se deve ao fato de que as pessoas com deficiência, comumente, têm suas capacidades subestimadas. E isso acontece independentemente das intenções de quem discrimina.

Deficiência deve deixar de ser um tabu, uma tragédia pessoal ou um “problema” das famílias, um tema restrito à assistência social, à cura e à reabilitação. Deficiência é um conceito em evolução, e precisa ser considerada desde o planejamento das políticas públicas, as melhorias de acessibilidade precisam estar previstas no orçamento público. É necessário que haja o debate público, bem como monitoramento e aperfeiçoamento das políticas afirmativas; ações efetivas de repressão à discriminação, com campanha pública sobre o que é capacitismo e como denunciar; bem como políticas valorizativas e formativas, especialmente na capacitação de pessoal que faz atendimento ao público.  

Gostou do que leu? Quer mais? Ótimo, nós também!

Nossos próximos movimentos:

– agendar reuniões nas RAs, com candidatos, nos Comitês já existente, e principalmente nas periferias, onde há maior concentração de pessoas com deficiência;

– fazer uma reunião não presencial para debater as propostas do Comitê aos programas de governo;

– agendar encontro de Pessoas com Deficiência com o candidato a Governador Leandro Grass.

Para marcar uma reunião ou confirmar seu interesse em entrar no Comitê, faça contato via fone/whatsapp 61-985024944 (com Anna Paula)

Acesse as redes sociais do Comitê Popular Pessoas com Deficiência com Lula:

Instagram comitepcdluladf  

Facebook Comitê PcD com Lula


Veja fotos do lançamento:

Fonte: Comitê Popular de Luta Pessoas com Deficiência com Lula

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo