BannerNoticia

CUT Brasília promove debate sobre redes sociais com Renato Rovai. Blogueiro lança livro na ADUnB

A CUT Brasília promove na quinta-feira 29 o debate Redes Sociais e WhatsApp como instrumentos da ação sindical com o jornalista e blogueiro Renato Rovai. A iniciativa busca aprimorar a comunicação sindical para os embates da classe trabalhadora.

O debate tem início às 9h30, no auditório Paulo Freire do Sindicato dos Professores (Sinpro). As inscrições para participação podem ser efetuadas na Secretaria Geral, pelo telefone (61) 999442853, até às 17h da terça (27).

Livro

No dia anterior ao debate, quarta-feira 28, Renato Rovai lança na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) o livro “Um Novo Ecossistema Midiático – A história do jornalismo digital no Brasil”, da editora da Clacso (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales). Após a palestra, o sindicato promove um debate entre o autor e professores convidados.

O evento tem início às 18h, no auditório da ADUnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A, Casa do Professor.

Conforme destaca a ADUnB, Rovai aborda no livro questões atuais do jornalismo, como fake news, poder dos algoritmos, influência de plataformas de redes como o Facebook na produção de notícias, mudança do papel do jornalista e crise do financiamento da imprensa.

O sindicato lembra ainda que o autor “promove uma investigação sobre o ciclo da imprensa no Brasil desde 1995 até 2017, e reúne entrevistas com personagens que construíram a história do jornalismo digital no país, refletindo, a partir desse panorama, sobre as mudanças deste ecossistema informativo”.

Ciclo Articulação em Debate

Renato Rovai é também o palestrante convidado para o ciclo Articulação em Debate que ocorre às quintas-feiras. Nesta do dia 29 o tema é “Redes sociais nas eleições”, com abordagem sobre o processo eleitoral de 2018 e os desafios para a comunicação digital nas próximas campanhas.

O Articulação em Debate desta quinta 29 terá início às 19h, no auditório da CNTE – SDS (Conic) – Venâncio V – Sala 201.

Sobre Rovai

Renato é graduado em Jornalismo na Universidade Metodista, no ABC. Trabalhou em diversos jornais e veículos de comunicação, como o Diário do Grande ABC, Diário de Minas, Diário Popular, TV Gazeta e Editora Globo. Em 1994 criou a Editora Publisher Brasil, empresa da qual é sócio-diretor. Em 2001, no primeiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, lançou a Revista Fórum, um dos principais produtos de informação independente no Brasil e com uma das maiores audiências da internet.

Na Fórum, mantém o Blog do Rovai, onde publica análises políticas. É mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutor pela Universidade Federal do ABC. Entre outros livros, é autor de “Midiático poder – o caso Venezuela e a guerrilha informativa” e organizador e autor da obra “Golpe 16”, que reuniu jornalistas e blogueiros brasileiros. Lecionou em diversas universidades, como Santa Cecília, Cásper Líbero e ECA/USP.

 

Com CUT Brasília e ADUnB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo