Noticia

Privatizações da Caixa e BB vão prejudicar todas as classes econômicas

Atual e ex-presidente da Fenae destacaram risco que o governo Jair Bolsonaro (PSL) representa com sua agenda de privatizações dos bancos públicos

O Brasil está à venda. Este deveria ser o lema do governo Jair Bolsonaro (PSL), já que seu futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende vender todas as empresas públicas. O entreguismo do presidente eleito já ficou evidente com a anunciada criação de uma Secretaria de Privatizações e Desinvestimento, que ficará sob responsabilidade de seu ‘posto Ipiranga’. Além da Petrobras, Guedes já declarou que pretende privatizar os bancos públicos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Para além de entregar um patrimônio do povo brasileiro ao capital estrangeiro, a privatização dos bancos públicos trará riscos para a economia, empresários, produtores rurais e programas sociais do país. O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Ferreira, lembrou que as indicações de Bolsonaro para os ministérios revelam o caráter privatizante do próximo governo.

“O risco é termos uma repetição dos anos 90. Mudanças de governo sempre trazem algumas tensões e inseguranças em uma instituição pública. Agora, porém, o cenário é muito mais preocupante, considerando as propostas que são defendidas pelo presidente eleito e os nomes indicados para o Ministério da Fazenda [ Paulo Guedes] e para a direção da Caixa [Pedro Guimarães]”, destaca Ferreira.

A indicação de Guimarães, inclusive, provocou reações dos funcionários da Caixa, que emitiram uma nota conjunta contra o banqueiro, sócio diretor do Banco Brasil Plural. Os trabalhadores lembraram que a empresa do futuro presidente da Caixa é investigada pela MPF e Polícia Federal por supervalorização artificial registrada pelo FIP Florestal.

Bancos públicos e a oferta de crédito
Ao longo dos governos do PT, a Caixa e o Banco do Brasil foram fundamentais na oferta de crédito imobiliário e para os micro e pequenos empresários. Diretor-presidente da Fenae entre os anos de 2005 e 2014, Pedro Eugêncio Beneduzzi Leite, aponta que a privatização dos bancos públicos levará ao desmantelamento da políticas de crédito, o que pode impactar diretamente no mercado interno e criação de empregos.

“Cerca de 70% do financiamento de imóveis do país estão com a Caixa porque é um banco público voltado para o cidadão. Bancos privados não se importam com esse tipo de crédito porque não tem a mesma lucratividade que um cheque especial, por exemplo. Com a privatização, a oferta de crédito vai correr risco e vai cair na especulação. Vai encarecer o empréstimo para imóveis e o microcrédito para o empresário”.

“A Caixa teve um período, notadamente no governo Lula, em que ela regulou o mercado e foi importantíssima na concessão de crédito para a casa própria e não só do Minha Casa, Minha Vida, onde ficou mais conhecida, mas também para a classe média, a quem a Caixa financiou muito na questão da habitação”, aponta Leite.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvândia Moreira Leite, destaca o risco que a privatização também trará para a agricultura familiar. Segundo ela, o Banco do Brasil é líder na oferta de crédito para a agricultura, tendo uma participação de %8,4% no mercado, desde as grandes empresas até as pequenas propriedades. “Sem um banco público para oferecer crédito mais barato ao agricultor familiar, o preço dos alimentos será muito mais alto para o consumidor”, destacou Juvândia ao PT no Senado.

Caixa e BB contra a crise
Tanto Ferreira como Leite destacaram ainda o papel dos bancos públicos no enfrentamento da crise econômica de 2008. “Em 2009, os bancos públicos— e a Caixa, especialmente — cumpriram um papel essencial do enfrentamento da crise econômica internacional. Essas instituições ofereceram crédito mais acessível, ajudando a economia a se movimentar”, destacou o atual presidente da Fenae.

“Ainda não se fez um estudo para mostrar o quão o Banco do Brasil, o BNDES e principalmente a Caixa foram importantes para que o Brasil superasse a crise. Os bancos públicos mantiveram o crédito aberto para a habitação e também ao pequeno e médio empresário no período de crise”, lembrou Pedro Eugênio Beneduzzi Leite.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT no Senado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo