BannerDistrito Federal

Mulheres do DF foram às ruas no 8M ‘por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome’

Nesta terça-feira (8), Dia Internacional de Luta por Direitos das Mulheres, os movimentos feministas do Distrito Federal promoveram um grande ato na Esplanada dos Ministérios. Com o lema “Pela vida das mulheres, Bolsonaro e Ibaneis nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”, elas se concentraram no Museu da República e, após, saíram em marcha até a frente do Congresso Nacional.


Assista à transmissão da marcha:

Na ocasião, as mulheres do PT DF lançaram o Comitê Popular de Lutas Mulheres com Lula.

Com cartazes, bandeiras e microfones, elas denunciaram o machismo, o racismo e o feminicídio, além de criticarem os governos de Ibaneis e Bolsonaro pelo desmonte das política públicas e a carestia, que aumentam as desigualdades sociais, opressões e violências.

Também, manifestaram total apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para mudar o quadro de destruição de direitos, miséria e fome que se encontra o Brasil.

Para Andreza Xavier, Secretária de Mulheres do PT no Distrito Federal, o ato atendeu às expectativas. “Foi mais um potente 8 de Março ao lado de milhares de mulheres de luta. Nosso mote deu a letra: Pela vida das mulheres, pelo fim do racismo e do machismo! Lutamos por comida, emprego, saúde, educação. Bolsonaro e Ibaneis nunca mais!”, diz.

Ela também comemora o lançamento do Comitê Popular de Lutas Mulheres com Lula. “Os Comitês de Luta são nossa ferramenta para trabalhar a eleição de Lula em 2022. Cada uma de nós, cada feminista, é um Comitê de Luta. Vamos em frente, ecoando nossas vozes em cantos ancestrais por todo lugar”.

Estiveram presentes a deputada distrital Arlete Sampaio, a deputada federal Erika Kokay, os vice-presidentes do PT DF, Rosilene Corrêa e Geraldo Magela e o presidente do partido, Jacy Afonso, bem como representantes dos Setoriais e Secretarias do PT, além dos movimentos sociais e feministas.

Esse ano, as atividades pelo dia de lutas das mulheres começaram na semana anterior, com uma passeata em Ceilândia, no sábado (5) e vão se estender pela próxima semana. No dia 14, as mulheres do MST vão promover o plantio simbólico de árvores para denunciar o assassinato da vereadora Marielle Franco, que segue impune.

Atos foram realizados em todo o país para marcar a data.

Veja a galeria de fotos do 8 de Março no DF:
(Fotos: Vitor Zaupa, Rodrigo Pilha, Deva Garcia e Alessandra Gondim)



PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo