Noticia

Ação automatizada pró-Bolsonaro no WhatsApp é confirmada por estudo

Estudo monitorou 110 grupos políticos abertos do aplicativo na última semana e verificou que eles apresentam alto grau de interconexão

 

A ação automatizada de grupos de WhatsApp ligadas à campanha de Jair Bolsonaro foi apontada por pesquisa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS), centro de pesquisa independente que reúne professores de diversas universidades brasileiras e do laboratório de mídia do MIT (Massachussets Institute of Tecnology), nos EUA.

O estudo monitorou 110 grupos políticos abertos do aplicativo na última semana e verificou que eles apresentam alto grau de interconexão e número elevado de administradores e membros comuns, muitos com atividade dezenas de vezes acima da média dos demais usuários.

O jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira (26/10) publica reportagem sobre o estudo e explica que os achados são peças de um quebra-cabeças que aponta para empresas comprando pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp, conforme já foi denunciado na última semana.

Os contratos para o disparo de mensagens chegariam a R$ 12 milhões, atingindo dezenas de milhares de brasileiros com conteúdo político contrário ao candidato Fernando Haddad (PT).

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo