Noticia

Governos do PT fortaleceram o SUS e baratearam medicamentos

Com o PT, Brasil quase dobrou gasto com saúde por habitante, estendeu o atendimento básico, passou a ter Mais Médico e atendimento odontológico

 

Com os governos do PT, os investimentos em saúde praticamente dobraram no Brasil. Em 13 anos, o recurso por habitante passou de R$ 244,80 em 2003 para R$ 413,00 em 2013. Além disso, o programa Mais Médicos virou realidade e beneficiou mais de 100 milhões de brasileiros. Os programas Farmácia Popular e Brasil Sorridente vieram complementar os cuidados com a população.

O The New England Journal of Medicine, um dos mais importantes semanários da área de saúde do mundo, por exemplo, escreveu que o Brasil promoveu a ampliação do acesso da população à assistência médico pelo SUS e inovou ao aperfeiçoar o atendimento à saúde básica nas comunidades. “O mundo pode aprender algumas lições com a experiência brasileira”, escreveu o semanário secular.

Os 18 mil profissionais contratados pelo programa Mais Médicos até 2015 vieram fortalecer o alicerce principal da atenção básica no Brasil, a Estratégia Saúde da Família, elevando para mais de 34 mil o número das equipes preparadas para acompanhar diariamente a saúde das populações nas periferias das grandes cidades e municípios médios e pequenos do interior. O programa Saúde da Família aumentou em 90% a cobertura da população, levando assistência para 109 milhões de brasileiros.

Criado na gestão do Partido dos Trabalhadores em 2004, o Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, beneficiou mais de 26 milhões de pessoas, que diminuíram seus gastos com medicamentos. Pela primeira vez, a população teve acesso a 125 medicamentos oferecidos gratuitamente ou com desconto de 90% nos preços. Estimativas do governo apontam que o gasto com remédios chega a comprometer 12% da renda.

Com o Programa Farmácia Popular, ficou mais fácil a continuidade dos tratamentos, com remédios gratuitos para doenças como hipertensão, diabetes e asma. Em 2006, houve a expansão do Programa para a rede privada, com a rede “Aqui Tem Farmácia Popular”, chegando a mais de 35 mil estabelecimentos.

Também foi durante os governos petistas que o Brasil atingiu a marca de 435 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em funcionamento, realizando cerca de 94 mil atendimentos diários, além de outras 556 em construção. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) chegaram a mais de 41 mil unidades em funcionamento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) passou de cerca de 800 ambulância para mais de 2.500 em 2016, atendendo 2944 municípios.

A saúde dos dentes também recebeu atenção especial, com o Brasil Sorridente. Depois de o governo Lula lançar o programa, a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal mostrou uma grande melhora no país. Entre 2003 e 2010, a incidência de cárie em crianças de 12 anos caiu 26% e o número de adolescentes e adultos que sofreram algum tipo de perda dentária foi reduzido em 50%. A melhoria na saúde da população se deu porque, nestes dez anos, o total de dentistas atuando no SUS cresceu 45%. Atualmente, a rede pública emprega 30% dos dentistas do País, com 64,8 mil profissionais. Em 2013, foram entregues mais de 471 mil próteses, 20 vezes mais do que 10 anos antes, por causa da instalação de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias em 1.465 municípios. Em uma década, foram entregues mais de 2,1 milhões de próteses aos usuários do SUS.

Da redação da Agência PT de notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo