Banner

Chico Vigilante: A quem interessa bloquear estradas e causar desabastecimento das cidades brasileiras?

Nós brasileiros estamos exaustos de termos nossa inteligência menosprezada. A direita acredita que pode armar, vender suas versões com a ajuda da grande imprensa a respeito de fatos de seus interesses e que a população vai acreditar em tudo. Não mais. O Brasil está acordando.

Todos sabemos que a oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff trabalha com a teoria do quanto pior melhor. Busca a cada dia criar fatos que façam parecer que o país não tem bons dirigentes, e que a população toda quer o impeachment de uma presidente eleita democraticamente. Não é verdade.

Os indícios da armação estão presentes para quem quiser enxergar. Líderes da oposição defendendo a paralização de caminhoneiros, com o fim de desabastecer o país e criar o caos. Assim será mais fácil provar a tese preferida deles de que o país está à deriva.

Tive náuseas ao ler  artigo do senador tucano paranaense, Álvaro Dias, no Brasil 247, afirmando que temos que respeitar os caminhoneiros, porque eles cansaram de ouvir promessas não cumpridas e apelam para a renúncia da presidente Dilma, na esperança de poder tratar de seus interesses com outro governo.

Desde quando se faz greve para pedir a retirada de uma presidente da República  eleita democraticamente? Sobre a pauta de reivindicações do movimento que hipoteticamente poderia ter gerado a greve, o senador cita apenas três pontos: querem o aumento do preço do frete, são contra o aumento dos combustíveis e a alta dos impostos.

O movimento é uma farsa. Os argumentos patéticos. Como é que o aumento do preço do frete pode ser reivindicado por eles numa pauta com Dilma se quem paga o frete são os proprietários das empresas? O que Dilma tem a ver com isso? E que impostos? Se nenhuma das propostas do ajuste fiscal do governo passou ainda no Congresso?

Sobre o aumento do preço do combustível, que Dilma durante dois anos resistiu em conceder, todos gostaríamos que não acontecesse, inclusive ela, mas, todos sabem, esta opção a presidente não teve. Deu porque não tinha outra saída.

Que vergonha! Um senador da República pregando o desrespeito à Constituição. Seus filhos devem se envergonhar de Vossa Excelência. Além do mais, mente, porque desinformado com certeza não é.

Afirma que o governo não respondeu a uma pauta de reivindicações dos caminhoneiros entregues no início deste ano ao governo federal. É mentira!

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística – CNTTL, João Estausia, o diálogo tem sido permanente com o governo, por meio do Fórum Permanente do Transporte de Carga, tendo sido, inclusive, aprovada este ano a lei 13.103/2015, com inegáveis garantias benéficas à categoria.

O que acontece na verdade é que o movimento, conforme depoimentos de caminhoneiros em vários estados, não tem ligação com sindicatos, nem com representantes de caminhoneiros ou trabalhadores, mas sim é organizado por grupos desconhecidos, contratados para parar os caminhões. Mercenários.

Obviamente que os caminhoneiros param quando se deparam com grupos queimando pneus e invadindo faixas das rodovias, porque não querem ter seus caminhões queimados ou destruídos por algum tipo de violência. Teriam que pagar os prejuízos de seus bolsos.

A Confederação Nacional dos Transportes Autônomos por sua vez afirmou em nota que não concorda com a mobilização, já que a pauta não tem relação com os problemas específicos da categoria e a União Nacional dos Caminhoneiros manifestou-se também publicamente contrária aos bloqueios.

O apoio declarado de personagens da oposição a bloqueios ilegais de estradas e movimentos de cunho exclusivamente político, em nome de falsas greves, é um desrespeito à inteligência do brasileiro.

A reivindicação histórica da categoria de uma tabela referencial de frete já está instalada. Se o diálogo da categoria com o governo está aberto e existe uma pauta sendo discutida e avançando, onde estaria o real motivo da paralização? E neste caso de se forçar uma paralisação ?

Criar tumulto, plantar o caos no abastecimento do país e desestabilizar o governo federal. Esta é apenas uma das cenas de um filme de terror que tentam mais uma vez nos fazer assistir. Mas impunemente, nunca mais, traidores da Nação.

Apesar da torcida daqueles que só olham para o umbigo e são favoráveis à teoria do quanto pior melhor, a tendência deste movimento, sem o apoio da categoria e sem base legal, era minguar a cada dia. E assim foi, para o bem do Brasil e dos brasileiros.

Chico Vigilante é deputado distrital (PT-DF) e líder do Bloco PT/PRB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo