BannerNoticia

PT representa contra Fraga na Justiça Eleitoral por incitar ódio e violência contra o partido

O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF) entrou com representação eleitoral contra o candidato a governador, Alberto Fraga, da Coligação Coragem e Respeito Pelo Povo (DEM, PSDB, DC, PR) por ter utilizado as redes sociais para acusar o partido de atentado contra o presidenciável Jair Bolsonaro.

De acordo com o texto da representação, a publicação de Fraga que afirma “esses vermes e fanáticos petistas merecem o desprezo do povo brasileiro” não se trata de mera opinião, mas de propaganda eleitoral disseminadora de ódio e incentivadora de violência. Na representação constam ainda links, reportagens, fotos e publicações que evidenciam a prática de injúria e incitação ao ódio.

“A publicação, sem qualquer base fática ou jurídica e dissonante com as investigações já realizadas de forma apartidária pelas autoridades policiais, demonstram apenas o sentido de criminalizar perante a sociedade o PT, seus filiados e militantes”, sustenta a representação. Portanto, trata-se da popular “fake news”, prática de distribuição de desinformação ou boatos que tem sido objeto de preocupação da justiça eleitoral nessas eleições.

O documento cita, ainda, que as manifestações de Fraga seguem a mesma linha adotada por Jair Bolsonaro, que tem estimulado abertamente a violência, prometendo fuzilar às claras petistas. Em manifestação pública ocorrida no último dia 02/09/2018, durante ato de campanha no Estado do Acre, Bolsonaro utilizou um tripé como se fosse um fuzil e disse textualmente “vamos fuzilar a petralhada aqui no Acre. Vamos botar esses picaretas para correr…”.

“Essas condutas são vedadas pela legislação eleitoral e penal. Demandam, portanto, atuação célere e eficiente da Justiça Eleitoral, de modo a garantir, que a disputa democrática não se transforme num campo de batalha, fragilizando a força das instituições, expondo vidas humanas a práticas violentas e abrindo espaço para aventureiros que têm por finalidade suscitar o fascismo e atacar a democracia brasileira já tão capenga. O Distrito Federal merece o debate de ideias e a justiça eleitoral precisa garantir que as eleições cumpram com seus objetivos”, afirma a deputada federal Erika Kokay, presidenta da legenda e candidata à reeleição.

Dep. federal Erika Kokay
Presidenta do PT DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo