BannerNoticia

Júlio Miragaya vai criar o Alô Saúde no DF

O programa de governo do candidato petista ao GDF, Júlio Miragaya, traz uma grande inovação para o modelo de atendimento e acolhimento das demandas da população na área de saúde. Trata-se do Alô Saúde, um serviço de orientações e encaminhamento do usuário por acesso telefônico, prestado por profissionais de saúde.

O Alô Saúde se soma às propostas de cobertura de 100% do DF com equipes de Saúde da Família e de implantação das Clínicas do Povo, em uma solução integrada para a assistência e melhor acesso da população aos serviços de saúde

Júlio Miragaya assegura a universalização das equipes de Saúde da Família e criação de sete Clínicas do Povo – uma em cada Região de Saúde do DF. “Essas iniciativas associadas ao Alô Saúde vão fortalecer e aprimorar a atenção básica, que pode solucionar 80% das necessidades dos usuários”, diz o candidato.

O Alô Saúde é, essencialmente, um serviço de acolhimento e encaminhamento do usuário dos serviços de saúde com informações qualificadas, aconselhamento e orientações.

O coordenador do programa de governo do PT, José Ricardo Fonseca, destaca como um dos benefícios mais relevantes do Alô Saúde a oferta de informação rápida e com a consistência técnica desejada, para que a pessoa possa tomar as providências mais adequadas na busca de solução para seu problema. “Esse contato prévio – diz ele – além de propiciar maior comodidade e segurança ao usuário na busca por atendimento, faz também com que diminua de forma acentuada a pressão sobre os hospitais e demais equipamentos do sistema de saúde”.

Entre as experiências com o Alô Saúde está a de Portugal, onde o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, evitando deslocamentos desnecessário do usuário, com atendimento rápido e cômodo, informações confiáveis, esclarecimento de dúvidas e aconselhamentos por profissionais especializados.

Os principais resultados obtidos são menor índice de insatisfação em relação aos fluxos de acesso, diminuição da sobrecarga de serviços nas unidades de saúde, melhoria no atendimento à população e diminuição dos custos globais do sistema de saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo