BannerNoticia

No ABC, Haddad fala sobre retomada da indústria nacional

O candidato à vice visitou diversas indústrias e falou sobre a necessidade de gerar empregos e promover o ciclo produtivo da indústria no Brasil

Na manhã desta quarta-feira (5), o candidato a vice-presidente pela coligação “O povo feliz de novo”, Fernando Haddad, visitou metalúrgicos de diversas indústrias em São Bernardo do Campo (SP). Haddad falou sobre a centralidade da retomada da indústria nacional para a geração de empregos, a importância de promover todo o ciclo produtivo da indústria no Brasil e a estreita relação entre ensino, pesquisa, tecnologia e geração de empregos.

Antes das cinco da manhã, Haddad conversou com trabalhadores no portão da Mercedes Benz, explicando que é preciso voltar a ter política industrial no Brasil, uma vez que a indústria já foi uma das locomotivas do crescimento brasileiro e isso não pode ser perdido. “Nós temos que ter todo o ciclo produtivo dentro do Brasil. Por que nós temos que importar coisas que podem ser produzidas aqui?”, questionou.

Falando sobre a falta de emprego, um dos maiores problemas que aflige a classe trabalhadora, Fernando Haddad disse que o caminho do desenvolvimento está em uma política industrial para gerar empregos de qualidade, aliada a um sindicato forte.

Na sequência, Haddad visitou metalúrgicos da Ford, também em São Bernardo, e foi enfático ao dizer que “precisamos retomar a roda da economia, para frente e não para trás. Temos que gerar mais emprego”. Ele reafirmou o compromisso dos governos do PT em apoiar a indústria brasileira e relembrou os tempos dos governos do presidente Lula, onde foram feitos muitos investimentos em educação, ciência e tecnologia, pilares para o desenvolvimento do país e diretamente também da indústria. “Nós temos ciência para produzir tudo. Lula sabia disso e apoiava a indústria nacional.”, explicou.

Ainda em agenda com os metalúrgicos, Haddad esteve na porta da empresa DriveWay, e garantiu aos trabalhadores que, no próximo mandato do PT na presidência, o partido irá “construir com a população um país que tenha lugar para todos e não apenas para uma minoria”.

Foto: Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert
Fernando Haddad visita metalúrgicos da Mercedes-Benz
O último encontro do dia em porta da fábrica foi com os metalúrgicos da PanMetal, indústria que fabrica componentes para a Embraer, que agora está sendo vendida pelo governo golpista. “Temos a chance de evitar essa venda da Embraer que representa, além de empregos, alta tecnologia e segurança nacional, por isso os próximos 30 dias são definitivos para o país, para uma escolha que seja capaz de retomar tudo que havíamos conquistado nos governos do ex-presidente Lula”, disse Haddad. O candidato a vice também falou sobre os retrocessos promovidos por Temer nos direitos dos trabalhadores, com a reforma trabalhista e a aprovação da terceirização.

Ao lado de Haddad, durante as visitas às portas da fábrica, estavam a deputada Manuela D’ávila e o candidato ao governo do estado de São Paulo, Luiz Marinho. Ele afirmou que São Paulo tem que voltar a ser o estado que ajuda o Brasil, ressaltando que o estado vem perdendo espaço no PIB brasileiro e no investimento industrial.

“Na época do ex-presidente Lula havia muitos investimentos para a expansão da indústria e São Paulo não aproveitou esse momento, não investiu. Vamos fazer um governo que crie condições, acima de tudo de focar nas oportunidades para o nosso estado, para a nossa juventude, especialmente, gerando emprego, com foco em educação, esporte, cultura e novas tecnologias”, explicou Marinho.

Por lula.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo