BannerDistrito Federal

Zonais do PT: Roberto Tim é o presidente do Diretório do Gama

Roberto Tim é o presidente da Zonal do Gama e um morador apaixonado pela cidade. Membro do Conselho Regional de Saúde e filho de pedreiro, compõem a reserva do Corpo de Bombeiros do DF. Em 2018, Tim foi candidato a deputado federal pelo PT.

Ele explica que o Gama tem uma população aguerrida, que sempre lutou pelo desenvolvimento da cidade. “Pela distância de outros centros, a comunidade reivindicou e conseguiu trazer para a cidade muitos aparelhos sociais, como escolas e hospitais.”

Entre as conquistas para região, Tim diz que as maiores delas são obras dos governos do Partido dos Trabalhadores no DF. “Nossos governos criaram o BRT, que melhorou muito a mobilidade, trouxeram o Campus da UnB, o IFB e a Força Nacional para o Gama. Embora muitos se esqueçam, tudo isso quem fez foi o PT no GDF”, friza.

Comitê Itinerante

A Zonal do Gama tem um Comitê Itinerante que, literalmente, vai aonde o povo está: as duas tendas são posicionadas em frente a escolas, feiras, eventos,  com material do partido, bandeiras, cartazes, adesivos. Eles também estão montando um carro de som, já como preparo para as eleições gerais.

“Queremos ter todos os equipamentos para podermos chamar a comunidade e apresentar as propostas do partido ao governo do DF. Além, disso, oferecer música para as pessoas.”

O Diretório também está discutindo uma sede física para receber a militância.

Tenda do Livro

Outra atividade da Zonal que tem ido bem, é a Tenda do Livro,  montada em frente à Feira Permanente do Gama, para trocas e doações de livros. Tim explica que é uma oportunidade de aproximar das pessoas. “Temos uma bandeira do PT na Tenda, quem chega sabe quem somos e temos tido bom retorno dessa atividade”.


Sinergia Petista

A Zonal também participa das ações integradas do Sinergia Petista, como os faixaços que, conforme lembra Roberto Tim, a Zonal do Gama, desde de 2016, promove esse tipo de atividade. “Após o golpe no governo Dilma Roussef, começamos a colocar faixas para denunciar o atentado que sofreu nossa democracia. Com o Sinergia Petista, temos trabalhado junto com o PT de Santa Maria e nossas faixas ocupam a região da passarela do Catetinho.”

O PT Gama também integra a Rede de Solidariedade DF, com arrecadação e distribuição de cestas básicas.

Tim diz que essas ações vão continuar esse ano, pelo Comitê de Luta Popular da Zonal, que já se prepara para as eleições. “Usaremos nossas tendas e equipamentos para levar as propostas do partido a toda a comunidade”, diz.

Conheça a RA  II

Com a transferência da Capital da República para o Planalto Central, tanto o ribeirão como as áreas que pertenciam à fazenda Gama ficaram dentro da área escolhida para sediar a nova capital do Brasil. Conforme o Censo Experimental de Brasília de 1959, residiam na futura área do Gama cerca de 1.000 pessoas, assim distribuídas: nos arredores da Fazenda Gama, 587; na Fazenda Ponte Alta, 259; e na Fazenda Ipê, 108 habitantes. Foram assentados, no local da futura cidade, 30 famílias retiradas da barragem do Lago Paranoá, devido à finalização da obra da barragem. Assim nascia o Gama.

Segundo os registros da Freguesia de Santa Luzia, hoje Luziânia, que ainda se encontram no departamento de Terras e Colonização de Goiânia, a Região Administrativa do Gama está localizada em terras que pertenceram às fazendas do Ipê, Alagado, Ponte Alta e Gama, tendo esta última dado origem ao nome da cidade.

Embora não se tenha conhecimento exato da origem da palavra “Gama”, com que se intitulava a fazenda que emprestou seu nome à cidade, uma coisa é certa; ela partiu do Platô do Gama, onde estão localizadas as cabeceiras do ribeirão do mesmo nome. Na época, o Padre Luiz da Gama Mendonça levava sempre seus ofícios às massas nas mais distantes localidades e era normalmente venerado, nada mais justo seria se supor que, em homenagem ao Padre, fosse dado ao Platô e ao Ribeirão o nome Gama, uma vez que, nenhuma outra família existiu por estas bandas com nome ou prenome GAMA.

A RA II foi criada através da Lei n.º 49/89 e do Decreto n.º 11.921/89, que fixa os novos limites das Regiões Administrativas do Distrito Federal. Até 1989 a RA II englobava o Núcleo Urbano de Santa Maria, transformada em 1992 na RA XIII, por meio da Lei nº 348/92 e o Decreto nº 14.604/93, e as terras do então Recanto das Emas que se transformou na RA XV em 27 de julho de 1993 pela Lei nº 510/93 e o Decreto nº 15.046/93.

A Região Administrativa do Gama é formada por área urbana e rural. A área urbana está dividida em 6 (seis) setores: Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e de Indústria. O projeto da cidade lembra o formato de uma colméia. As quadras possuem formato hexagonal e, internamente um, formato triângular, com uma média de 96 a 100 lotes. Em cada triângulo, há um setor comercial.

A área rural é formada pelo Núcleo Rural Monjolo, pela Colônia Agrícola Ponte Alta, Córrego Crispim, Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo , Ponte Alta Norte e Alagado.

A Região Administrativa tem como Santo Padroeiro São Sebastião, com data de Culto Público em 20 de janeiro, sendo ponto facultativo na Região Administrativa, conforme Lei n.º 2.908, de 05/02/2002. (Fonte: Administração Regional)

Confira a galeria com imagens de algumas atividades do PT Gama:

PT DF

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo