Noticia

Formação para pré-candidatas do PT chega a 25 estados

Iniciativa é parte do projeto Elas por Elas, que durante o mês de julho realizou atividades com mulheres petistas que pretendem disputar as eleições

 

O mês de julho foi dedicado à preparação das pré-candidatas petistas para a potencialização de suas pré-campanhas durante o período eleitoral. Ao longo do mês, as formadoras do projeto Elas por Elas percorreram 25 estados, de Norte a Sul do país, com atividades de formação política, planejamento estratégico e de comunicação.

A jornada formativa do Elas por Elas será encerrada no próximo dia 12, no Mato Grosso. Antes, as mulheres de Sergipe receberão as atividades. Bahia, Distrito Federal, Espiríto Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins foram os últimos estados a realizarem as atividades.

No Tocantins, além da formação programática, as pré-candidatas também tiveram a exposição do panorama local, considerando as especificidades do estado, como explica a secretária estadual de Mulheres, Rosimar Mendes.

“Tocantins é um estado novo, mas que carrega ranços da velha política. O machismo e o coronelismo, principalmente no interior, alcançam níveis preocupantes e nossas pré-candidatas desafiam também essas grandes barreiras”, pontuou.

A relevância do Elas por Elas também foi destacada pela secretária. Elas reforçou que o projeto vai contribuir para que as mulheres tenham condições reais de disputa.

“O Elas Por Elas veio em um momento propício, agora temos condições de trazer formação, situando essas pré-candidatas e cumprindo uma determinação do partido de dar condições reais para essas mulheres fazerem a pré-campanha”, salientou.

Pré-candidatas do Mato Grosso do Sul durante curso de formação política do projeto Elas por Elas. Foto: Secretaria de Mulheres-MS
A formação também foi muito proveitosa no Rio Grande do Norte. Na avaliação da secretária adjunta de Mulheres no estado, Laíssa Costa, “o seminário foi extremamente importante para o fortalecimento das pré-candidaturas das mulheres.”

Ao longo de dois dias, as pré-candidatas participaram de discussões sobre o impacto do golpe na vida das mulheres, sobre políticas públicas e também receberam capacitação sobre planejamento de campanha, legislação eleitoral, atuação nas redes sociais, entre outros temas.

Laíssa conclui afirmando que considera o Elas por Elas “um marco para as mulheres petistas, uma vez que representa o reconhecimento do partido acerca da importância de fortalecer as candidaturas de mulheres”.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo