BannerNoticia

Elas por Elas: Pré-candidatas do PT-DF participam de curso de formação e planejamento estratégico

As pré-candidatas pelo Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras no Distrito Federal passaram por curso de formação e planejamento estratégico durante dois dias de trabalhos em grupos, com exposições dialogadas de conteúdo, leitura, reflexões, debates e troca de experiências.

Realizado nos dias 23 e 24 de julho, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Sindsep), o encontro contou com a participação de 18 pré-candidatas – oito a deputadas distritais, sete a deputadas federais, duas a suplentes no Senado e uma a vice-governadora.

O curso se insere no projeto Elas por Elas da Secretaria Nacional de Mulheres do PT (SNMPT), é estruturado pela Escola Nacional de Formação do PT (ENF-PT) e realizado em parceria com as Secretarias Estaduais de Mulheres do PT.  A formação das pré-candidatas foi precedida da etapa de qualificação de formadoras conduzida pela ENF-PT nos dias 12 e 13 de junho, na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo. A realização dos cursos nos estados conta com a presença de duas formadoras nacionais.

Conforme explica a secretária de Mulheres do PT-DF, Andreza Silva Xavier, o curso de formação e planejamento estratégico leva em conta as dificuldades históricas impostas às mulheres na busca por espaços políticos e visa fortalecer e potencializar as pré-candidatas. “A formação é indispensável à construção de plataformas feministas e à criação de condições políticas para a disputa dos espações de poder, seja dentro do próprio partido ou nas disputas eleitorais para cargos legislativos e executivos”, enfatiza a dirigente.

Os textos e documentos debatidos pelas mulheres abordam, entre outros temas: Desafios de políticas públicas para mulheres e propostas de mandato parlamentar; Mulheres, lutas de classes e desigualdades e o impacto do golpe na vida das mulheres​; O modo petista de governar e de atuação parlamentar; e Orientações jurídicas para a campanha eleitoral.

A estratégia de comunicação é também questão central na formação e no planejamento das mulheres para a disputa política. Durante o curso, as pré-candidatas do DF tiveram a oportunidade de gravar vídeos (dois de até 30 segundos e um de até um minuto) em que constroem seus discursos, afirmam suas das bandeiras feministas e expõem suas propostas.

Curso de oratória

A Secretaria de Mulheres do PT-DF realizará também o curso de oratória no dia 8 de agosto. Será no auditório do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), com início às 9h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo