BannerNoticia

Festival Lula Livre atrai milhares de pessoas em Ceilândia e São Sebastião. Etapa final na sexta 27, no Canteiro Central do SCS

O Festival Cultural Lula Livre no DF e Entorno expressa por meio de diferentes linguagens e manifestações artísticas a reação social ao golpe que elimina direitos do povo e prende em Curitiba o ex-presidente Lula para tirá-lo à força das eleições de outubro e impedir novamente que a vontade popular prevaleça.

As apresentações artísticas, transformadoras na maneira de se fazer arte e de se pensar a participação popular, atraíram milhares de pessoas nas duas primeiras fases do festival, em Ceilândia, no sábado (21), e em São Sebastião, no domingo (22).

Na Feira Central de Ceilândia, o Festival Cultural Lula Livre rolou de 10h às 18h, ininterruptamente, ao som de muito forró, rap e poesia. Em São Sebastião, as apresentações tiveram início às 9h e ocorreram, simultaneamente, em dois palcos, um na Feira Permanente da Esquina Democrática e outro na pracinha do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC).

Nas duas fases, foram mais de 15 horas de apresentações em diferentes linguagens e expressões artísticas – música, poesia, teatro, entre outras.

Foto: Nanah Farias

Para o poeta e presidente zonal do PT em São Sebastião, Vinicius Borba, que se apresentou nas duas edições, ser a voz de Lula por meio da arte quebra resistências na defesa da democracia. “A gente leva por meio da emoção, em cada acorde, cada poesia, cada espetáculo os pilares da democracia, mas numa linguagem popular, com a cara de nossas comunidades”, destacou o poeta.

Fase final no Plano Piloto

A receptividade popular às atrações culturais que levaram para feiras e praças o grito de Lua livre, Lula candidato, Lula presidente fortalece a mobilização para a última etapa do festival na sexta-feira, dia 27, no Plano Piloto – Canteiro Central do SCS. As apresentações terão início às 19h.

A noite do festival no Plano Piloto marcará também a abertura do Encontro Democrático do PT-DF, que se dará ao longo do dia 28 de julho, sábado, e no qual serão escolhidos os candidatos a deputados distritais, a deputados federais, a senadores e a governador.

A mobilização de artistas e ativistas culturais para o festival no DF e Entrono foi deflagrada em sintonia com a movimentação artística que resultou na convocação do Festival Latino Americano-Americano Lula Livre para o próximo dia 28, no Rio de Janeiro.

Entre os movimentos culturais e organizações populares envolvidos na realização do festival no DF estão: ArteCei produções Artísticas e Culturais, Casa de Cultura Canto do Beija Flor, Casa Frida, Centro Cultural Ferrock, Coletivo Artistas Pela Democracia, Espaço Cultural Canteiro Central e Espaço Cultural Cio das Artes.

Foto: Nanah Farias

Convocação para 15 de agosto

Os atos culturais do DF e do Rio de janeiro fortalecem a mobilização popular e o engajamento luta por justiça, pelo restabelecimento da democracia no país e pela imediata libertação do preso político Luís Inácio Lula da Silva. E reforçam a convocação para o grande ato político de 15 de agosto, em Brasília, data em que o Partido dos Trabalhadores inscreverá Lula no TSE como candidato à Presidência da República.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo