Distrito FederalNacional

AUMENTA O NÚMERO DE DESEMPREGADOS NO DF

O Distrito Federal registrou 304 mil desempregados no mês de agosto de 2021. O número representa 3 mil pessoas sem trabalho a mais que em julho, mas a taxa de desemprego total se manteve estável, em 18,2%. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo o Dieese, entre julho e agosto de 2021, houve aumento de 2,4% em desemprego aberto – pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores à pesquisa e não exerceram nenhum trabalho nos últimos sete dias.

Ao mesmo tempo que cresceu o desemprego, Brasília registrou a maior inflação do país em agosto: 1,4%, contra 0,87% da média nacional. Os dados são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que analisa dados de 16 capitais brasileiras.

Segundo o levantamento, a taxa é a mais alta para o mês de agosto na capital desde 2000. No acumulado desde o início do ano, a inflação na capital já chega a 5,56%. Já nos últimos 12 meses, soma 8,61%, abaixo da média nacional, de 9,68%.

Para o presidente do PTDF, Jacy Afonso, crescimento de desemprego com inflação é uma mistura que sacrifica o trabalhador que já vem sendo muito penalizado com a perda de salários e direitos. “O pior é que não há esperança com esses governos que estão aí. Nem Bolsonaro nem Ibaneis têm compromissos com trabalhadores e trabalhadoras. O Presidente Lula criava empregos durante o seu governo enquanto da dupla Bolsonaro/Guedes destrói empregos. O governador Ibaneis não age e assiste passivamente este caos social”, avalia.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo