BannerNoticia

Juventude petista do DF renova direção e vai à luta por Lula livre e pelo Brasil

Com esperança e total entrega à luta por um país democrático, inclusivo, plural, justo e autônomo, tomou posse nesta sexta-feira, dia 13 de julho, a nova direção da Juventude do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Distrito Federal (JPT-DF), eleita em congresso extraordinário no último dia 7.

A nova Secretária de Juventude do PT no Distrito Federal é Leticia Espíndola, de 24 anos, estudante de direito, que obteve 98% dos votos válidos no congresso extraordinário. A chapa eleita foi “A Juventude quer Lula Livre”. A direção da JPT-DF é composta pela Secretária de Juventude e os secretários e secretárias de outras 12 áreas ou atribuições.

O ato de posse dos dirigentes da JPT, realizado na noite desta sexta, na sede do PT-DF, contou com a presença da presidenta legenda, deputada federal Erika Kokay, de integrantes do Diretório Regional, de dirigentes da Zonais, de parlamentares, de militantes partidários e de ativistas de movimentos sociais.

Letícia Espíndola destacou como foco da atuação da juventude petista a denúncia da perseguição política ao ex-presidente Lula e a luta incessante por sua libertação e pela garantia do seu direito de ser candidato a presidente da República.

“Nosso congresso extraordinário definiu claramente o desafio central desse momento. Temos que garantir não só a liberdade de Lula, mas também a sua eleição, porque queremos de volta um país com a inclusão de todos e com perspectivas para os jovens no futuro, com educação de qualidade, com acesso amplo à universidade, com empregos formais, com liberdade, com diversão, cultura e arte”, frisou a secretária de Juventude.

Para Letícia, “a reconquista desse país passa pela eleição do nosso candidato com o nosso programa de governo democrático e popular, com distribuição de renda, com inclusão social e política”.

A presidenta do PT-DF, Erika Kokay, lembrou o papel da juventude nos grandes momentos da luta política na história brasileira, especialmente na resistência à Ditadura Militar e na reconquista da democracia hoje aviltada pelo golpe de direita em curso no país. E se disse convencida de que os jovens são também agora fator determinante na luta pela volta à normalidade democrática, pelo ao restabelecimento do Estado de direito e pela retomada do desenvolvimento econômico com distribuição da renda e justiça social em nosso país.

A mobilização da juventude em defesa da democracia e do Brasil se insere no calendário de atividades partidárias e autônomas do movimento Lula Livre e busca, especialmente, contribuir para a realização do grande ato político de 15 de agosto, em Brasília, quando será inscrita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Na próxima quarta-feira, dia 18, a juventude petista do DF marcará presença no ato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), às 18h, para lembrar 100 dias de Lula preso injustamente e marcar os 100 anos de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela.  Nessa mesma data, estará acontecendo em frente à sede da Polícia Federal, em Curitiba, a manifestação convocada pela direção nacional do PT, da qual deverão participar lideranças políticas, representantes dos movimentos sociais e personalidades de diversas partes do país.

A JPT-DF estará engajada também nos atos culturais Lula Livre programados para Ceilândia, no dia 21 de julho, para São Sebastião, no dia 22, e para o Plano Piloto (SCS – Canteiro Central), no dia 27 de julho.

Esses atos culturais no DF são inspirados na movimentação de artistas que resultou na convocação do Festival Latino Americano Lula Livre para o dia 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a participação de grandes nomes da música brasileira e latino-americana.

Em 14 de agosto, véspera da inscrição da candidatura de Lula no TSE, Brasília receberá o Festival da Juventude Lula Livre, evento convocado pela Secretaria Nacional de Juventude e que contará com especial dedicação na nova direção da JPT-DF.

Manifesto

O congresso extraordinário da JPT-DF aprovou o manifesto “Jovens petistas com Lula livre, Lula presidente”, que defende a revogação da reforma trabalhista e o fim da Emenda Constitucional 95, a federalização do ensino médio e o acesso universal à universidade pública, entre outras ideias e propostas. Confira a íntegra do documento:

 

MANIFESTO JOVENS PETISTAS LULA LIVRE! LULA PRESIDENTE!

Encontro Extraordinário da Juventude do PT DF 07 de julho de 2018

O Lula está preso porque querem retirar dos jovens e dos trabalhadores a possibilidade de mudar a situação do país que foi golpeado em 2016.

O nosso futuro está em jogo!

Por isso, milhares foram às ruas com o Lula durante a caravana e, hoje, mesmo sendo um preso político, lidera as pesquisas de intenção de voto. O PT todos os dias recebe centenas de novas filiações porque tem sido instrumento de resistência aos ataques dos golpistas. Esse é o retrato de que a nossa esperança não morreu e seguiremos na batalha até o fim para eleger Lula presidente.

Por nossos sonhos: seguiremos!

Queremos emprego com garantias trabalhistas e para isso é necessário revogar a reforma trabalhista. A educação precisa de cada vez mais investimento e, isso, não cabe na emenda constitucional 95.

Além disso, queremos o acesso universal à universidade pública, federalizar o ensino médio, acesso à cultura não apenas no plano piloto mas incentivo pra cultura nas próprias cidades satélites. Nosso passe tem que ser ilimitado e irrestrito, não dá mais para não ter direito a cidade e ficar refém das mãos do DFTrans.

Basta ao genocídio da juventude negra! É urgente dar fim à intervenção militar no Rio de Janeiro, punir os assassinos de Marielle e Anderson e, enfim, desmilitarizar a PM. As vidas das mulheres importam! Não dá mais para tantas morrerem pelo aborto ilegal ou pelo feminicídio. Também queremos creches públicas e salário igual. Não podemos continuar vendo jovens LGBTs sendo assassinados diariamente, precisamos criminalizar a LGBTfobia.

É para cumprir com essas tarefas através de uma nova constituição que Lula se candidatou.  Foi o que ele próprio disse, em discurso histórico, antes de se entregar para a polícia federal no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo dos Campos – SP “A prioridade é garantir que este país volte a ter cidadania. Não vão vender a Petrobras! Vamos fazer uma nova Constituinte!”.

Avançar no Distrito Federal!

No Distrito Federal sofremos a mesma cartilha de ajustes baseada em retirada de direitos e repressão do Temer golpista pelas mãos do Rodrigo Rollemberg.  Aqui, nessas eleições, devemos batalhar para mudar o jogo. É necessário ampliar nossa bancada de parlamentares distrital do PT, reeleger para câmara federal e eleger um governador petista para fechar um grande time que defenderá até o fim Lula presidente.

Organização e luta!

Nosso grande desafio é tornar milhares em milhões que vão arrancar o Lula da cadeia e botar como presidente desse país. Para isso, uma das nossas tarefas centrais daqui para frente é a criação de comitês jovens Lula Livre! Lula presidente que organize nas cidades mais e mais jovens a partir de mobilizações, debates e atividades culturais combatendo o obscurantismo que cresce a afeta cada vez maiores parcelas da juventude, conhecida pela rebeldia.

Será a JPT a grande organizadora desse processo, batalhando por sua autonomia, trará amplamente os jovens que tem se agarrado ao nosso partido com reuniões regulares, uma agenda de mobilização para com muita ousadia fazer tremer os golpistas e fazer tornar as nossas mãos nossos direitos, nossa democracia, nosso futuro.

Buscando enfrentar esse desafio a JPT DF resolve:

  • Mobilizar para a grande Marcha da Juventude à Brasília no dia 15 de agosto para registrar a candidatura de Lula como candidato a presidente do país.
  • Construir uma grande campanha de filiação para apresentar a militância partidária às jovens e aos jovens dispostos a enfrentar o neoliberalismo e o desmonte de direitos.
  • Organizar e impulsionar núcleos de jovens petistas em bairros, faculdades, escolas e locais de trabalho!
  • Organização a jornada de formação da juventude do PT, junto da secretaria nacional de formação.
  • Orientar a impulsão e ação de comitês Lula Livre, Lula presidente por todo o país
  • Organizar uma campanha permanente pela Liberdade dos nossos presos políticos, Lula, José Dirceu, Vaccari e Delubio.
  • Organizar, enquanto Lula estiver preso, em todo dia 13 de cada mês um dia nacional de mobilização da JPT, com orientação para que secretarias estaduais, municipais, núcleos da JPT organizem panfletagens e manifestações

Viva a Juventude de Partido dos Trabalhadores!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo