Noticia

NÃO À MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS IMPOSTA PELO GDF

O Setorial de Educação do Partido dos Trabalhadores – PT DF manifesta total REPÚDIO à política de militarização das escolas públicas,  empreendida pelo governo do Distrito Federal.

Sob a justificativa de combater a criminalidade e o baixo desempenho escolar, o governo tenta impor às unidades de ensino uma lógica militar, interferindo na organização do trabalho pedagógico,  em flagrante desrespeito à gestão democrática.  A medida, anunciada durante  o  período de férias letivas, quando é mais difícil mobilizar os  mecanismos democráticos de gestão da escola, demonstra o caráter autoritário do executivo.
A apropriação dos espaços públicos de ensino pela gestão militar ou sua intervenção nos processos pedagógicos retira a autonomia da comunidade escolar, colocando em risco a consolidação de uma educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade social.

A educação pública do DF é conduzida por profissionais qualificados, com formação  específica, preparados para atuar junto às diferentes faixas etárias, em cada etapa e modalidade de ensino, e cujas atribuições atendem a dispositivos legais e normativos próprios.

Escolas  militares existem e devem se limitar ao seu espaço e à sua proposta pedagógica; o  ingresso nessas unidades deve continuar sendo de livre escolha de estudantes e suas famílias. A imposição dessa lógica à escola pública fere os princípios básicos da democracia, expressos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O combate à criminalidade e a melhora do desempenho escolar se faz com políticas públicas voltadas à diminuição das desigualdades sociais, com a valorização dos profissionais, com investimento em equipamentos públicos adequados, em tecnologia, em arte, cultura e lazer.
Atividades militares não são apropriadas para a escola pública!

Por mais livros e menos armas!
Pelo fortalecimento da gestão democrática!
Por uma escola pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade social!
Não à militarização das escolas públicas!

Brasília, 14 de janeiro de 2019

Setorial de Educação – PT DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo