BannerNoticia

Trabalhadores terceirizados protestam em defesa dos empregos

Centenas de trabalhadores terceirizados no Distrito Federal lotaram as galerias da Câmara Legislativa do DF (CLDF) na tarde desta terça-feira (26), para exigir respeito e manutenção dos empregos nas secretarias de Saúde e Educação.

De acordo com o sindicato que representa a categoria, Sindiserviços-DF, sem nenhum aviso prévio, mais de 600 trabalhadores ligados às empresas Dinâmica, Apecê e Ipanema, foram demitidos dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

O diretor do Sindiserviços, Antônio de Pádua, afirmou que existem locais em que, anteriormente, o trabalho era dividido entre cinco e sete trabalhadores, e que hoje fica a encargo de um único profissional.

“Esta situação é um desrespeito com pais e mães de família que vêem seus empregos sendo retirados. Isto é inaceitável e é uma maldade. Nós do Sindiserviços estamos na luta para garantir que nenhum trabalhador seja prejudicado”, garantiu o sindicalista.

O presidente interino da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, participou do ato e disse da necessidade da solidariedade de classe nesse momento. “Esse não é um problema que atinge apenas os trabalhadores terceirizados. Após a aprovação da reforma trabalhista, vimos uma precarização geral das relações de trabalho. Em todos os setores, estão acontecendo demissões, sobrecarga de trabalho e exploração da mão de obra. Essa é uma pauta comum de toda a classe trabalhadora”, alertou.

Para alicerçar a luta, foi entregue aos deputados distritais uma moção intitulada “Carta dos Trabalhadores Terceirizados”. Segue documento na íntegra:

Prezados Parlamentares,

A direção do Sindiserviços-DF, sindicato que representa os trabalhadores terceirizados no Distrito Federal, tem constantemente denunciado diversas irregularidades que são praticadas contra os trabalhadores terceirizados nos serviços de limpeza, conservação e diversas outras áreas profissionais nos diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), principalmente nas secretarias de Estado da Educação e Saúde, como atrasos salariais, benefícios e demissões indiscriminadas de trabalhadores, o que tem comprometido a qualidade da prestação dos serviços e ampliado a exploração da mão de obra, o que vai em desacordo ao que determina a Convenção Coletiva de Trabalho do Sindiserviços-DF e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Sem nenhum estudo prévio e em desacordo ao que determina a Instrução Normativa do Ministério de Planejamento – MPOG, do Governo Federal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-DF) determinou à redução contratual das empresas Dinâmica, Apecê e Ipanema, que por sua vez estão demitindo 600 empregados dos seus quadros de funcionários nos já precários serviços de limpeza e conservação dos hospitais, postos de saúde e UPAs.

Para se ter uma ideia da exploração humana, em diligencia realizada pelo Sindiserviços-DF, há locais aonde atuavam sete trabalhadores na limpeza e conservação, agora os serviços estão sendo realizados por apenas um profissional.

Também foi constato que os profissionais estão trabalhando cerca de 65 horas semanais (a CLT determina 45 horas semanais), incluindo o sábado e não estão recebendo o obrigatório benefício do tíquete alimentação.

Além de ampliar ainda mais a exploração dos trabalhadores, compromete a qualidade da execução dos serviços e coloca em risco a higienização hospitalar e a saúde pública no DF.

Em reunião com os gestores dos contratos da SES-DF, ao invés dos representantes do GDF assumirem à fiscalização dos contratos para a obrigatória efetivação das normas da MPOG, apenas ficou acordado que o Sindiserviços-DF apresente às irregularidades.

Neste sentido, solicitamos a especial atenção e emprenho de vossas senhorias no sentido da revogação imediata dos trabalhadores demitidos.

Sindiserviços-DF – Unidos Somos Fortes!

Fonte: CUT Brasília

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo