Noticia

Dirigentes do PT-DF divulgam nota em defesa dos 30% do Fundo Especial para candidatas

As dirigentes do Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores do Distrito Federal Erika Kokay (presidenta) e Andreza Xavier (secretária de Mulheres) divulgaram nesta terça-feira (29) nota em defesa da destinação de no mínimo 30% do volume de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para a candidaturas femininas, conforme posição já tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira:

 

Mulheres do PT-DF em defesa dos 30% do Fundo Especial para candidatas

 

Nós, mulheres do Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF), recebemos como importante vitória da inclusão política e do empoderamento feminino a decisão manifestada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de assegurar às campanhas das candidatas mulheres o mínimo de 30% do volume de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).

O TSE considerou ainda que, no caso de partidos com mais de 30% de candidatas mulheres, o repasse dos valores deve ser proporcional e que o patamar de 30% vale para o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

A manifestação dos ministros do TSE foi em resposta a uma consulta formulada por um grupo de mulheres deputadas e senadoras.

Entretanto, o avanço em direção à igualdade de condições na disputa eleitoral não foi bem recebido entre atores políticos masculinos, tanto no Congresso como nas cúpulas partidárias, e a reação logo se fez notar entre parlamentares homens que passaram a manobrar abertamente pela reversão da conquista feminina por meio de medidas legislativas.

A ameaça de retrocesso ainda paira no ar. Ainda corre pelos bastidores do Congresso. E é preciso que a dissipemos de vez com a nossa mobilização em todos os espaços de disputa política, especialmente nas ruas, onde nossa voz se propaga e ecoa.

 

Erika Kokay, presidenta do PT-DF

Andreza Xavier, secretária de Mulheres do PT-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo