BannerDistrito Federal

Jacy Afonso: “Na candidatura de Bolsonaro, houve uso da máquina pública federal na compra de votos e assédio eleitoral”

À queima-roupa / Jacy Afonso, presidente do PT-DF

por Ana Maria Campos

O que significa para o PT-DF a vitória do Lula?
Um novo momento para o Brasil e para o Distrito Federal. Significa a volta da esperança, da democracia, da reconstrução do Estado, do respeito à opção religiosa, dos movimentos sociais, um compromisso com o povo, em especial os mais pobres.

Lula disse que quer um governo de coalizão e o MDB deve ser um partido a ser procurado. Isso muda a relação do PT com o governador
Ibaneis Rocha que é do MDB?
Somos a favor do Distrito Federal, mas somos oposição ao Ibaneis. O presidente Lula quer reconstruir o Brasil que foi destruído pelo Bolsonaro. Para isso, ele quer dialogar com todos, inclusive com o MDB de Simone Tebet, que foi candidata a presidenta no primeiro turno, e no segundo turno apoiou Lula. Ela se envolveu de corpo e alma na campanha, de Norte a Sul do País, inclusive vindo a Brasília. Ibaneis, do MDB, ao contrário, não apoiou a candidata do MDB, apoiou o Bolsonaro no primeiro e no segundo turnos.

O que você achou do pronunciamento de Ibaneis sobre deixar as diferenças políticas de lado em nome de uma união para enfrentar desafios imensos no país?
Positivo. Um pronunciamento parecido com os dos demais governadores e governadoras eleitos neste segundo turno.

Por que Lula perdeu para Bolsonaro no DF? Pode fazer uma avaliação?
Porque tivemos um golpe parlamentar contra a presidenta Dilma em 2016, uma prisão ilegal do presidente Lula em 2018, impedindo-o de ser candidato a presidente da República naquele ano, possibilitando a eleição do Bolsonaro. Na candidatura de Bolsonaro à reeleição, houve uso da máquina pública federal na compra de votos, assédio eleitoral de empresas e órgãos públicos e uma fábrica imensa de fake news. No entanto, fomos a unidade da federação onde a votação do presidente Lula mais cresceu no segundo turno. Mas os resultados das eleições de 2022 já mostram que estamos mudando esta situação, veja a votação do Leandro Grass para governo e Rosilene Corrêa para o Senado, a eleição de Erika Kokay e Reginaldo Veras para a Câmara dos Deputados e Fábio Felix, Chico Vigilante, Max Maciel, Gabriel Magno, Ricardo Vale e Dayse Amarílio para a Câmara Legislativa.

Qual ponto do discurso do Lula depois da vitória chamou mais a sua atenção?
O início do discurso feito para uma multidão na Avenida Paulista: “Queria apenas dizer para vocês que essa não é uma vitória minha, não é uma vitória só do PT. Essa foi uma vitória de todas as mulheres e homens que amam a democracia, que querem liberdade, que querem um país mais justo. Essa foi a vitória das pessoas que querem mais cultura, que querem mais educação, que querem mais fraternidade, mais igualdade. Essa vitória é de todos os homens e mulheres que resolveram libertar este país do autoritarismo”.

Como Lula poderá ajudar o DF?
O que Lula e Dilma já fizeram nos mandatos anteriores. Transferindo recursos para infraestrutura, saúde, educação, esporte, cultura e segurança. Acredito também que ele pode ajudar na forma dando exemplo de como é possível governar e fazer política com P maiúsculo. Ontem, ele anunciou a volta das conferências nacionais temáticas e também o retorno do CDES – Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Conselho este que participei como representante do movimento sindical da CUT.

Matéria do blog Eixo Capital, do Correio Braziliense

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo