BannerNoticia

Encontro de mulheres no DF discute candidaturas femininas e lança projeto Elas Por Elas

Mulheres militantes do Partido das Trabalhadoras e ativistas de movimentos sociais participam de encontro em Brasília, no dia 9 de junho, para debater plataforma feminina e candidaturas para o processo eleitoral deste ano. O evento tem início às 8h30, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) – SMPW, quadra 1, lote 2 – Núcleo Bandeirantes.

Entre as 61.880 filiações do PT-DF, as mulheres atingem, seguramente, 49%. O encontro do dia 9 de junho será também de lançamento no Distrito Federal do projeto Elas Por Elas, cuja elaboração resultou do debate coletivo e da organização das mulheres nos estados e em âmbito nacional.

O Elas Por Elas foi lançado pela Secretaria Nacional de Mulheres no dia 23 de abril, em Curitiba, com as presenças da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, da legítima presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, das deputadas federais Benedita da Silva e Maria do Rosário e da ex-ministra da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci. A partir do evento de Curitiba, lançamentos ocorrem por todos os estados.

Conforme explica a secretária de Mulheres do PT-DF, Andreza Silva Xavier, o projeto busca propiciar condições políticas às lideranças mulheres para a disputa dos espaços de poder, o que implica em viabilizar suas candidaturas no partido e estruturá-las para que tenham competitividade nas disputas eleitorais, seja para cargos legislativos ou executivos.

“Nossa organização para o processo eleitoral tem o objetivo de garantir que as candidaturas femininas nas nominatas sejam viáveis, e não ‘laranjas’, como comumente são encaradas as candidaturas que compõem as listas partidárias, apenas para alcançar o mínimo de 30% exigidos pela legislação”, reforça Andreza Xavier.

O PT-DF conta com pré-candidaturas femininas inscritas para a Câmara Legislativa, para a Câmara Federal e para o Senado, todas com representatividade em suas áreas de atuação e com respaldo do movimento de mulheres para mostrarem competitividade na disputa eleitoral.  A pré-candidata ao Senado é Cláudia Farinha, agricultora familiar, ex-dirigente sindical (Contag e FETADFE), militante feminista e graduada em direito.

Para colaborar na formação de lideranças e criar as condições para candidaturas efetivas e feministas, o Elas Por Elas propõe ações de mobilização, de formação e de organização para a eleição de outubro deste ano, questões sobre as quais irão se debruçar as participantes do encontro das mulheres militantes do PT-DF, no dia 9 de junho, na Contag.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo