BannerNoticia

PT-DF lança pré-candidatura de Lula no domingo com ampla mobilização

O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF) fará o lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República no domingo, dia 27, com ato público às 11h, no Eixão Sul, em frente ao Banco Central. O lançamento ocorrerá na mesma data também por todo o Brasil.

A decisão do PT de fazer o lançamento da pré-candidatura neste 27 de maio, em todo o país, segue orientação repassada por Lula ao deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), durante visita do parlamentar ao ex-presidente em Curitiba, na última segunda-feira, dia 21.

O ato organizado pelo PT-DF será precedido de ampla mobilização da militância do partido em todo o Distrito Federal, com o objetivo de denunciar à população a perseguição ao ex-presidente Lula com a condenação sem provas e sem crime, reafirmar sua inocência e dizer que Lula tem direito de concorrer na eleição de outubro e estará na urna como o candidato do PT e do Brasil.

“Lula é um preso político em Curitiba, sua prisão é um atentado à democracia e faz parte do golpe contra a vontade popular manifestada pelo voto, um golpe que teve início com impeachement de Dilma e que querem consumá-lo agora tirando o ex-presidente da disputa eleitoral de outubro. Mas o povo sabe que Lula está sendo vítima dessa trama e o quer de novo como presidente do Brasil”, afirmou a presidenta do PT-DF, Erika Kokay, na noite desta terça-feira, durante a plenária de preparação do ato público do dia 27.

 Caminhada pelo Eixão

O ato público de lançamento da pré-candidatura de Lula, às 11h, na região central, será precedido de uma caminhada de militantes do PT, ativistas de movimentos sociais, integrantes de grupos de defesa da democracia e todos aqueles que querem Lula livre e defendem seu direito de ser candidato. Às 10h, um grupo partirá do final do Eixão Norte e outro do final do Eixão Sul, com faixas, bandeiras e batucada.

 Atividades nas cidades

As Zonais do PT nas demais cidades do DF promoverão suas atividades de acordo com a dinâmica local e em datas que considerarem mais apropriadas, inclusive no domingo pela manhã, a tempo de os militantes se deslocarem para o ato público no Eixão, às 11h.

A atividade de Taguatinga, por exemplo, ocorre na sexta-feira, dia 25, às 16h, na Praça do Relógio. As Zonais definem o tipo de ação – panfletagem, bandeiraço, caminhada, intervenção cultural ou mesmo a combinação dessas e outras formas de manifestação e diálogo com a população.

 Ato Lula Livre em frente ao STF

O PT-DF, o Núcleo em Defesa da Democracia (NDD) e os grupos Rosas da Democracia e Mulheres com Lula pela Democracia seguem com as manifestações de toda quarta-feira, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STS), a partir das 18h.

Esse ato em frente ao STF, denominado Mobilização em Defesa da Democracia, contra o Golpe e por Lula Livre, acontece desde o golpe que retirou do Palácio do Planalto a legítima presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

O objetivo agora é pressionar para que os ministros atuem de acordo com a Constituição, libertem o preso político Luís Inácio Lula da Silva e garantam o seu direito de concorrer a mais um mandato presidencial, um desejo já manifestado diversas vezes pela maioria da população brasileira.

 Batucada 13

Militantes do PT e ativistas por Lula livre e presidente do Brasil se encontram toda sexta-feira, às 17h, no SCS, ao lado da sede do PT-DF (quadra 1, Ed. Central), para incursões da Batucada 13 pela região central do Plano Piloto. Os ritmistas realizam intervenções em locais de grande concentração de pessoas, como a rodoviária do Plano Piloto.

Irreverência e disposição de luta são características dos militantes partidários e ativistas de movimentos sociais que fazem a Batucada 13, com destaque para a juventude.

Congresso mobiliza juventude do PT

A Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) realiza Congresso Extraordinário para renovar sua direção e impulsionar a mobilização no Distrito Federal por Lula livre e em defesa da democracia, da liberdade e dos direitos e conquistas sociais.

A abertura do congresso será às 18h de sexta-feira, dia 25 de maio, com sarau seguido de um ato suprapartidário e da leitura e lançamento do Manifesto da Juventude. O evento acontece durante todo o sábado, dia 26. Local: Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep) – Setor Bancários Sul, Qd. 1, Bloco K.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo