Noticia

Erika Kokay: “Lugar de mulher é em todos os lugares onde a nossa humanidade possa atingir”

O dia 8 de março, para a coordenadora do Núcleo de Deputadas do PT na Câmara, Erika Kokay (PT-DF), é o dia para que nós possamos dizer, “pera lá moço! Nós somos mulheres, nós temos direito de viver a nossa humanidade que se realiza na liberdade, porque nós somos mulheres e carregamos uma coragem e um compromisso imenso com a transformação. Nós vamos continuar transformando esse mundo e dizendo que lugar de mulher é onde ela quiser. Lugar de mulher é em todos os lugares onde a nossa humanidade possa atingir.

Erika lamenta o momento traumático da história brasileira. “Nós estamos vivendo uma ruptura democrática e isso sempre ameaça os nossos direitos. Quando há uma crise ela atinge o conjunto da sociedade, mas ela vai atingir mais as mulheres”. E destaca os retrocessos impostos pelo governo golpista de Temer. “É o desgoverno que entrega o País, que abre mão de qualquer projeto econômico de desenvolvimento social e, ao mesmo tempo, é um governo que tem em seu DNA o segmento extremamente obscurantista. Nós vivemos a lógica do medo, que faz com que as pessoas possam aceitar as rupturas e ausência de um Estado democrático de direito, ou seja, o medo faz com que a ordem autoritária e ordem silenciadora se imponha e o medo é inclusive para impedir o direito das mulheres”.
Erika cita ainda que o Brasil é o 5º País no mundo em feminicidio. “É uma violência que atinge as mulheres, e é um processo de desumanização profunda que fazem com que as mulheres não sejam donas do seu corpo, da sua vida e da sua própria trajetória. Nós precisamos de respeito e de igualdade de direitos. Sem isso, não dá para avançar”.

Fonte: PT na Câmara

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo