Noticia

Lula à Al Jazeera: Sociedade está constrangida com golpe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “a sociedade está muito constrangida” diante do afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff e das escolhas do governo golpista de Michel Temer (PMDB). “Temer tem errado muito e isto tem criado uma certa inconformidade. A sociedade está muito constrangida”, avaliou, em entrevista à emissora do Catar “Al Jazeera”.

Para ele, este é o momento em que a sociedade começa a compreender que não foi democrático tirar a presidenta. “As pessoas não estão nas ruas defendendo o governo Temer.Nas pesquisas de opinião pública o Temer tem mais rejeição (…) Conseguiu montar um governo muito, muito aquém do que seus adversários tinham expectativa”.

Sobre o impeachment, Lula considerou que “Menosprezamos a capacidade de articulação da elite e da direita brasileira. Existe um ódio contra o PT, e a Dilma é vítima disso”.

PRESIDENTA1EXPRESLULA1

Negou que tenha afirmado ao ex-presidente José Sarney que se arrepende de ter impulsionado o nome de Dilma Rousseff para a presidência. “Tenho orgulho, muito orgulho, de, depois de 8 anos, ter escolhido a primeira mulher presidenta deste país. É um orgulho para mim”. Falou também que a presidenta eleita é profissional e tecnicamente muito competente.

Ele contou que, em sua opinião, 2015 foi um ano muito difícil. No entanto, “em vez de ficarmos reclamando, temos que voltar mais fortes, mais bem preparados para tornar mais plural o jeito de governar para atender aos sonhos do povo brasileiro”. “Todos nós sairemos mais fortalecidos da crise que estamos enfrentando”, avaliou.

Lula foi questionado sobre a relevância e o papel do Partido dos Trabalhadores na política e afirmou que “O PT é, na verdade, ainda hoje, o maior partido de esquerda da América Latina”. “É um partido que ainda desperta sonhos e utopias em muita gente no Brasil. É o partido que mais praticou ascensão social da história deste país”.  “O PT nasceu para mudar a política brasileira, para garantir que o povo humilde deste país que nunca tinha tido participação da política, para a juventude que nunca participou da política pudesse participar da política”, completou.

Para Lula, a população brasileira precisa voltar a acreditar em seu país. “Quem vai salvar a economia brasileira é o povo pobre deste país”, afirmou. Um dos caminhos para retomar o crescimento da economia pode ser a concessão de linhas de crédito, segundo o exemplo do ex-presidente.

Combate à corrupção

Lula foi questionado sobre corrupção e respondeu que as gestões do PT foram as que mais trabalharam para combatê-la. Ele se referiu ao fortalecimento da Polícia Federal, da ampliação da autonomia do Ministério Público e à criação da Controladoria-Geral da União.

“Não existe nenhuma denúncia de corrupção contra mim. O que existe são determinadas pessoas, que eu considero alguns até bandidos, que fizeram delação premiada e disseram que eu sabia de tudo. Eu duvido que aqui no Brasil eles encontrem um empresário que diga que um dia conversou comigo sobre um peso argentino, ou um dólar americano ou real brasileiro. Eles vão ter de provar (…) estou muito tranquilo aguardando este dia”, assegurou Lula.

“Legislação não existe para os adversários. Existe para o povo brasileiro (..) A lei existe para todos”, afirmou.

Para ele, um dos problemas do país é que “as delações estão sendo banalizadas“.

Sobre candidatar-se, disse esperar que o PT tenha um nome novo, mas que, se necessário, vai concorrer. “Se eu for a pessoa que possa evitar que destruam as conquistas que tivemos neste país, não tenho dúvidas de que serei candidato”.

Dilma também concedeu entrevista à “Al Jazeera”. Clique aqui e veja como foi.

Assista à entrevista completa:

Da Redação da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo