Noticia

Conheça as candidatas à Secretaria Nacional de Mulheres

O Partido dos Trabalhadores realiza nos dias 7 e 8 de outubro o Encontro Nacional de Mulheres, quando delegadas elegerão a nova presidenta e o coletivo da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio doLula da Silva no domingo (8).

Foram inscritas seis candidatas à Secretária Nacional e seis chapas para o coletivo. Têm direito a voto as delegadas eleitas nos encontros estaduais realizados em 23 estados.

Ao final do encontro, será elaborado um documento com propostas e demandas ao ex-presidente Lula e que será integrado ao programa de governo do PT para as eleições de 2018.

São candidatas à Secretaria Nacional de Mulheres: Patrícia Amália Castro Araújo (PI), Wilma dos Reis Rodrigues (DF), Rita de Cássia Menezes Calazans (MG), Liliane Oliveira (BA), Anne Karoline (AM) e Kátia Guimarães (MS).

Foram inscritas as chapas: OPTEI por um partido feminista, popular e socialista; Feminismo é no Plural; Feminismo para Mudar o Partido e a vida de todas as mulheres; Feminismo para Tempos de Guerra; Mulheres do PT em Movimento contra o golpe!; Feminismo e Ética na Política.

Para a Secretária Nacional de Organização do PT, Gleide Andrade, a expectativa para esse encontro é muito positiva, tendo em vista a mobilização de milhares de mulheres em todo o país nos encontros estaduais.

“Estamos com uma ótima expectativa para os encontros. Realizamos encontros das mulheres e dos setoriais em todo país. Só em São Paulo 1.200 mulheres participaram do encontro da secretaria. No Ceará foram quase 600. Foram encontros com uma mobilização muito grande”, afirmou.

O Secretário Nacional de Movimentos Populares, Ivan Alex, fala sobre o importância da realização do encontro em um momento em que o PT é presidido por uma mulher.

“Realizar esse encontro, neste momento, é muito relevante pra saúde partidária. Temos a senadora Gleisi Hoffmann presidindo o partido e também contamos com muitas mulheres vinculadas a outras direções como a CUTUNE, Contag. Contamos com uma bancada de mulheres aguerridas no Senado e Câmara também”.

Encontros dos setoriais

Os encontros setoriais entram na segunda fase, quando são eleitos os coletivos e secretários nacionais. Separadamente ao Encontro Nacional de Mulheres, serão realizados nos dias 21 e 22 de outubro, em São Paulo, os encontros dos demais setoriais.

As secretarias e os setoriais do Partido dos Trabalhadores funcionam como núcleos em que os filiados militam em áreas específicas se organizando por setores de atuação, como saúde,educação, LGBT, mulheres. Ao todo são 9 com status de secretaria e 14 setoriais que funcionam como ponte entre a direção partidária e a sociedade.

Os setoriais estão sob a gerência das secretarias nacionais de Organização e de Movimentos Populares. Após a realização do 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva, a direção deu início à fase de renovação dos setoriais. A etapa estadual terminou no último fim de semana e agora abre-se o calendário nacional.

Fonte: Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo