Noticia

Filiar-se ao PT ficou mais fácil; entenda como

Na sexta-feira (23), o PT lançou uma campanha nacional de filiação. Um dos objetivos da campanha é justamente facilitar o processo de filiação, que poderá ser feita pelo próprio site do PT.

Todo brasileiro ou brasileira, com no mínimo 16 anos de idade, e que deseje mudar o Brasil pode se filiar. Para isso, é necessário informar os dados pessoais: endereço completo; e-mail e, pelo menos, um número de telefone. Também é necessário informar o Título de Eleitor e o CPF.

Durante o processo de filiação, o militante será orientado sobre a história e a concepção do PT, assim como seus direitos e deveres de filiado ou filiada. Uma das obrigações é a contribuição semestral, de no mínimo R$ 15. Quem deixou de pagar suas contribuições não poderá exercer seu direito de voto dentro do partido e também não poderá se candidatar para cargos de direção partidária ou para cargos eletivos.

Para disputar uma eleição é necessário filiar-se a um partido, pelo menos, seis meses antes da data da eleição a que se pretende concorrer. No PT, os candidatos e candidatas aos cargos no legislativo (vereadores/as, deputados/as e senadores/as) são definidos nos Encontros Partidários, um processo de escolha e consulta àmilitância, que antecede as Convenções que homologam as candidaturas do partido.

Neste processo, sempre que houver mais de um nome concorrendo a uma vaga para cargos no executivo (presidente/a, governadores/as e prefeitos/as) são convocadas prévias onde votam todos os filiados com mais de um ano de filiação. Já para as vagas ao legislativo são convocados encontros municipais ou estaduais.

O PT respeita a identidade de gênero de mulheres transexuais, travestis e homens transexuais. Todas as pessoas podem cadastrar seu nome social neste campo. O nome social informado no processo de filiação será sempre respeitado nas instâncias internas do partido.

Para saber mais visite leia o nosso Estatuto.

Fonte: Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo