Noticia

Andreza Xavier, da chapa “Feminismo é no Plural”, é a nova Secretária de Mulheres do PT DF

Cerca de 280 mulheres de quase todas as cidades do DF participaram do Encontro que elegeu o novo coletivo da Secretaria de Mulheres e a nova secretária, Andreza Xavier, no último sábado (16/09), no Sindsep-DF.

O Encontro elegeu ainda o texto Mulheres para Tempos de Guerra como tese guia para a próxima gestão e 28 delegadas ao Encontro Nacional.

Andreza foi eleita com 168 votos do total de 256 votos válidos. Enquanto a segunda colocada, Tati Magalhães, recebeu 91 votos. A terceira candidata, Wilma Reis, se retirou da disputa para apoiar a segunda colocada.

Para a formação do coletivo, a chapa Feminismo é no Plural que apoiou Andreza recebeu 146 votos e ficou com seis das dez vagas disponíveis. A chapa Maria Felipa recebeu 52 votos e Mulheres para Tempos de Guerra recebeu 45 votos, ambas conseguiram duas vagas cada. A chapa Mulheres em Movimento, sem candidata própria, recebeu 13 votos, o que não foi suficiente para alcançar o número de votos para compor o coletivo da Secretaria de Mulheres.

Já as vagas para delegadas nacionais ficaram divididas da seguinte forma: 16 vagas para a chapa Feminismo é no plural, 6 delegadas para a chapa Maria Felipa, 5 delegadas para a chapa Mulheres em Tempos de Guerra e 1 delegada para a chapa Mulheres em Movimento.

A nova secretária declarou que passada a disputa, agora é tempo de trabalho e unidade.

“A organização coletiva será fundamental para fortalecer o Partido das Trabalhadoras, umas vez em que é preciso popularizar o feminismo dentro do PT, aglutinando a pluralidade das mulheres petistas. Nosso compromisso é fazer chegar o debate em todos os cantos do DF, com especial atenção às regiões periféricas e conquistá-las com formação e diálogo para que ocupem os espaços dentro e fora do PT. Nosso trabalho também será de permanente diálogo e mobilização com os movimentos sociais e sindical e a sociedade como um todo”, ressaltou Andreza.

Ainda segundo as integrantes da chapa Feminismo é no plural, tendo em vista as próximas eleições, a secretaria deve se preocupar em fazer valer os 5% do fundo partidário destinado às mulheres do PT e estruturar as candidaturas femininas às próximas eleições. Assunto também comentado pela presidenta Érika Kokay.

Fonte: Danielle Veloso – PT-DF
Edição: Marcos Paulo Lima (Maracatu) – PT-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo