Noticia

PT está entre os partidos com maior diversidade do Brasil

Partido inscreveu 275 candidatos negros nas eleições de 2018, sendo o 4º com maior diversidade no país, segundo levantamento feito pela revista Exame

Este ano foram inscritos 28.254 candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com uma maioria (52,58%) de brancos, além de 35,52% de pardos e 10,83% de negros. Enquanto alguns partidos apresentam praticamente só candidatos brancos, o PT é um daqueles que reforça o compromisso com a representatividade e inscreveu 275 candidatos negros nas eleições de 2018, segundo levantamento do site Exame.

Proporcionalmente, 21,53% dos candidatos do PT são negros, sendo o 4º partido com maior número de negros nas eleições. Entre candidaturas indígenas o PT também tem destaque na política nacional. O partido tem o segundo maior número de candidatos indígenas, totalizando 14 nomes.

Dos 205,5 milhões de brasileiros, segundo o IBGE quase metade (46,7%, ou 95,9 milhões de pessoas) se declara pardo, enquanto 44,2% (90,9 milhões de pessoas) se declara branco.

Entre os 35 partidos cadastrados para as eleições, 12 tem menos negros, proporcionalmente, entre suas candidaturas do que na população. O partido Novo é o que apresenta o menor número, com apenas 5 candidatos negros, ou 1,2% dos inscritos. Os partidos do governo, o MDB de Michel Temer e o PSDB de Aécio Neves e Alckmin, apresentam apenas 6,21% e 5,87% de candidatos negros, respectivamente.

O Secretário Nacional de Combate ao Racismo, Martvs Chagas, destacou que os dados são positivos e afirmou que o partido deve seguir trabalhando para ampliar cada vez mais o espaço para lideranças negras.

“A qualidade dos políticos negros do PT é reconhecida em todo país, são aqueles que têm mais simbologia e representatividade para a população negra. De todo modo, o nosso trabalho é para que o PT também tenha o primeiro lugar não só nas pesquisas mas também em candidaturas negras e de mulheres por todo o Brasil”, disse Chagas.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações da Exame

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo