Noticia

Lula: Falar sobre juventude é falar sobre o futuro do Brasil

“Eu já tive a idade de vocês, eu sei o que pensa um jovem, mas a sociedade avançou tanto e eu não sei mais o que pensa o jovem do século 21, mas tratando-se de sentimento, podemos conversar de igualdade de condições.”

Foi assim que o ex-presidente Lula começou a conversa com a juventude durante o ato “O Brasil não abre mão do seu futuro”, em Teresina, no Piauí, neste domingo (3). Lula está na cidade com a caravana Lula pelo Brasil.

Segundo o ex-presidente, os jovens de seu tempo sonhavam menos e não cogitavam fazer universidade, por falta de oportunidades e incentivos do governo.

“Naquele tempo, um jovem não podia estudar na universidade se ele fosse de uma família pobre.  A gente só pensava em trabalhar e o dia mais orgulhoso da minha vida foi quando eu tirei a minha carteira de trabalho, aos 18 anos.”

Com Lula, esse cenário mudou. O governo passou a olhar por aqueles que eram esquecidos e seu governo criou projetos de incetivo à educação, como o Prouni.

“Hoje, o Nordeste tem 20% dos estudantes universitários do pais, ele passou a região sul em número de universitário. Isso aconteceu porque eu tive consciência da situação do NE por causa da minha própria historia.”

Lula ainda lembra que, antes, a região só era conhecida por coisas ruins. “A seca é um fenômeno da natureza, mas a fome como consequência da seca é responsabilidade do Estado. Nós provamos que isso podia mudar, começando a transposição do são Francisco e com a construção de cisternas.”

Mas todo esse avanço é diariamente ameaçado pela gestão golpista, que não pensa nos direitos e benefícios do povo brasileiro.

“Eu sei da incerteza do futuro de vocês, o mercado de trabalho esta cada vez mais impossível para os jovens com o governo golpista. Além disso, vocês têm que lidar com a violência que a minha juventude não tinha, podíamos brincar na rua e não ouvíamos noticia de que a policia tinha matado, em sua maioria, meninos negros.”

O ex-presidente ainda ressaltou que a juventude é o futuro desse país e que a esperança não pode morrer.

“Temos que fazer com que a juventude brasileira tenha uma vida mais esperançosa, de que o jovem vai se formar e conquistar um trabalho. Isso é um desafio para nós, governantes, e pra vocês jovens, porque não pensem que tem governo capaz de fazer o que vocês não querem”.

E é justamente essa esperança que o governador Wellington Dias explicou.  “Você é mais do que o Lula, é a esperança do povo brasileiro. No momento de tantas noticias ruins, ver um homem que tanto fez pelo Brasil chegar no NE e dizer que o Brasil tem jeito sim é emocionante. Precisamos ter alguém com compromisso com o povo e é isso que Lula significa”.

Lula está preparado e quer mudar o futuro do nosso país. “Não adianta a gente ficar discutindo a desgraça do pais, precisamos discutir a solução do país. Queremos um futuro livre, com cultura, emprego, educação. Por isso fizemos a caravana para poder conversar com vocês. Não há razão para desanimarmos”, finalizou.

 

Por Mariana Zoccoli, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo