Noticia

Filiados e filiadas ao PT devem fazer opção setorial até esta sexta-feira (18)

Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para os filiados e filiadas ao PT realizarem suas opções setoriais. Também termina o prazo de inscrição das chapas e filiados que queiram se candidatar às secretarias setoriais LGBT e de Combate ao Racismo nos estados que possuam essas frentes.

As escolhas podem ser feitas através da Comunidade PT, no site do partido ou nos diretórios municipais e estaduais e os filiados poderão escolher entre as nove secretarias e 14 setoriais que queiram participar como, por exemplo, setorial da educaçãomeio ambiente ou comunitário.

As inscrições das chapas e candidatos também devem ser feitas nos diretórios estaduais ou nas secretarias de organização.

Vale lembrar que alguns setoriais são classificados como identitários, ou seja, independe de opção (secretarias da Mulher, Juventude). Já LGBT e Combate ao Racismo dão direito a uma segunda opção, permitindo que o filiado milite em um ou dois setoriais.

Segundo Ivan Alex, Secretário Nacional de Movimentos Populares do PT, o intuito é mobilizar o maior número de filiados. “Estamos em contato frequente com as secretárias estaduais de movimentos populares orientando como proceder a opção setorial que encerra agora dia 18 de agosto”, afirma.

Os setoriais no PT funcionam como Secretarias e Coordenações. As coordenações estão ligadas à Secretaria Nacional de Movimentos Populares e são as seguintes: Assuntos Indígenas, Ciência e Tecnologia e Tecnologia da Informação & Comunicação, Comunitário, Direitos HumanosEconomia Solidária, Educação, Esporte e Lazer, Moradia e Reforma Urbana, Pessoas com Deficiência, Saúde, Segurança Alimentar, Segurança Pública e Transporte.

Já as secretarias setoriais são: Agrária, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Cultura, Mulheres, Combate ao Racismo, LGBT e Sindical.

Os setoriais funcionam como ponte entre o PT, entidades e movimentos sociais. São espaços onde os militantes e os filiados podem se organizar por setores de atuação. Os setoriais e as secretarias setoriais ajudam o PT a ter acesso às demandas da sociedade, apresentadas pelos coletivos setoriais, que ajudam na elaboração de programas de governo e de projetos partidários.

Veja abaixo o calendário completo dos encontros setoriais:

Fonte: Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo