Noticia

Exposição sobre Fidel Castro ocupa a galeria do Acervo da CAL/UnB

Até 13 de agosto, Brasília é palco da exposição “Fidel es Fidel do fotógrafo cubano Roberto Chile. Uma parceria do Acervo da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL) com a Embaixada de Cuba no Brasil que resultou numa mostra de 17 fotos, uma pintura e um vídeo do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.

Roberto Chile acompanhou a trajetória de Fidel durante  25 anos e seus registros ocuparam as páginas dos jornais do mundo inteiro.  Porém, somente em 2015, Chile decidiu reunir em exposição essas imagens para celebrar os 88 anos do líder da revolução Cubana, morto em 25 de novembro de 2016.

A mostra já esteve na capital cubana, Havana, Santiago de Cuba, Berlim, Viena, Luanda, entre outras cidades, e em julho, voltou ao Brasil para ocupar a galeria da UnB (CAL), em Brasília.

Conhecido como “El fotógrafo de Fidel , Roberto Chile é tido como um verdadeiro artista da imagem. Ele documentou importantes momentos da história do seu país como o “ El regresso del niño Elián González”. Um  o garoto de cinco anos  que, em novembro de 1999, saiu de Cuba com a mãe em um barco que naufragou a caminho da Flórida.   A mãe faleceu, o garoto foi recolhido por pescadores depois de ter passado três dias no mar e entregue a uma prima que morava em Miami.  Caso que resultou em uma grande briga judicial entre os parentes do menino e se transformou numa das maiores disputas diplomáticas já travadas entre dois governos. Apesar da resistência dos parentes dos EUA, o menino foi devolvido ao seu país de origem que morava em Cuba.

Para conferir o inspirador trabalho de Roberto Chile, basta visitar a Galeria Acervo da CAL (2º andar), localizada no SCS Qd 4, Edf. Anápolis. A entrada é franca, das 9h às 20h, todos os dias.

Fonte: CUT Brasília com informações CAL/UnB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo