Noticia

Diretórios do PT debatem novo programa coletivo para o Brasil

Os presidentes dos diretórios estaduais e dos diretórios municipais do PT nas capitais se reuniram, na manhã desta segunda-feira (31), com a Fundação Perseu Abramo e com o Diretório Nacional do partido, para a apresentação do Programa Brasil em Movimento, que deve nortear as ações para o próximo período de um ano.

Além dos membros do Diretório Nacional e dos presidentes municipais e estaduais, também participaram do encontro a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e membros da Executiva Nacional do partido. Durante a abertura da reunião, Lula falou sobre a necessidade do PT se reencontrar com a sociedade.

Também foi apresentada a proposta de realização de caravanas com Lula pelo Brasil. O roteiro começará ainda em agosto pelo Nordeste do País e percorrerá, também, pelo menos mais duas regiões até o final do ano.

Dando continuidade ao encontro que, na última semana, definiu o Plano Estratégico para o Diretório Nacional, Gleisi Hoffmann afirmou que o partido deve dar respostas à sociedade. “O PT, como maior partido de oposição e de esquerda, tem que defender a si mesmo, ao presidente Lula e oferecer alternativa de esperança e sonho ao povo brasileiro”.

Ela falou que o encontro é uma forma de preparação ao novo período de enfrentamento ao golpe e às políticas de retrocesso, além de preparação para enfrentar a próxima disputa pelo governo federal.

“Nos baseamos nas deliberações do 6o Congresso. Pegamos todas as resoluções do 6o Congresso e fizemos um apanhado de 4 grandes desafios”, explicou a presidenta do PT.

Segundo Gleisi, os desafios elencados são:

– Defender Lula, garantir sua candidatura e elegê-lo presidente, ampliando a bancada na Câmara, presença no Senado, estados e assembleias;

– Derrotar o golpe, mobilizando a sociedade por eleições diretas;

– Integrar a organização do PT, integrando diretório e agendas;

– Reestruturar e reposicionar o partido para enfrentar a nova configuração do capitalismo e estreitar laços com movimentos sociais.

O programa Brasil em Movimento, apresentado pelo presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, visa elabora,  junto com a militância, lideranças estaduais e regionais, além de movimentos sociais, um projeto para um Novo Federalismo e um novo Projeto de Nação.

Segundo Pochmann, a ideia para o Projeto de Nação é que tenha como mote uma “grande sociedade”, em oposição ao projeto golpista de uma nação para poucos privilegiados.

Os principais eixos de trabalho nesse projeto incluem a defesa da soberania nacional, participação popular, integração nacional, redução das desigualdades uso dos recursos naturais, entre outros.

A elaboração do Projeto de Nação deverá ser executada em três fases, começando pela escuta de opiniões das mais diversas bases sociais do partido, usando, inclusive, ferramentas eletrônicas; passando para uma fase de diálogo, com proposição de pautas sistematizadas; terminando com uma deliberação política do PT, divulgando os resultados de volta para a sociedade.

O Projeto Novo Federalismo deve ser realizado de forma complementar e articulada para produzir diagnósticos a respeito da situação política, econômica e social de todos os estados brasileiros, em um processo que terá participação ativa dos diretórios estaduais com apoio da Fundação Perseu Abramo, ao longo do segundo semestre de 2017.

Confira a abertura do lançamento do Programa Brasil em Movimento

Caravanas com Lula

A partir de agosto, começarão as caravanas com Lula pelo Brasil. Segundo o vice-presidente do PT, Marcio Macedo, que está à frente da organização das caravanas, “a concepção é rodar o Brasil levando esperança e buscando inspirações”.

O primeiro roteiro com Lula irá percorrer o Nordeste, saindo da Bahia no dia 17 e e terminando no Maranhão dia 7 de setembro. Até o final do ano ainda devem ser realizadas caravanas pelas regiões sul e sudeste. No sudeste, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais deverão ser visitados pelo ex-presidente.

Fonte: Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo