BannerNoticia

Lideranças indígenas e quilombolas fazem ato por educação e defesa de territórios

A delegação permanecerá em Brasília durante toda a semana com o objetivo de dar seguimento as pautas do Acampamento Terra Livre 2019

Lideranças indígenas da Bahia e estudantesindígenas e quilombolas de todo país estão em Brasília, com o objetivo de dar seguimento às pautas e demandas levantadas pelos povos durante o Acampamento Terra Livre 2019 (ATL 2019), realizado em abril deste ano. A delegação permanece em Brasília durante esta semana.

Na centralidade das manifestações, articulações e audiências está a Educação Indígena e a manutenção do Programa de Bolsa Permanência –política pública que busca garantir a permanência de estudantes, sobretudo, quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior. A saúde indígena e a falta de atendimento nas comunidades. A luta e resistência em defesa dos territórios, e contra a reforma da previdência.

Composta por entorno de 300 lideranças, a delegação contempla os povos Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá, Atikum, Xucuru, Tuxá, Pankararu, Kariri Sapuya, kiriri, Kaimbé, Potiguara e Tapuia. Conta ainda com a participação de estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Entre as atividades programadas para a semana tão ato em frente Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) às 9h e às 14h em frente ao Ministério da Educação (MEC), ambas nesta terça-feira (4). Na quarta-feira, 5, pela manhã está prevista uma Marcha na Esplanada dos Ministérios na manhã da quarta-feira (5). As manifestações e ações de incidência política fazem parte da II Mobilização Nacional dos Estudantes Indígenas e Quilombolas e serão realizadas em conjunto com o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA).

Serviços:

Quem: Delegação de lideranças Indígenas da Bahia e estudantes indígenas e quilombolas

O que:

– Ato em Frente a Sesai / Ministério da Saúde – Dia 4.06.2019 às 9h

– Ato em Ministério da Educação – Dia 4.06.2019 às 14h

– Marcha na Esplanada dos Ministérios – Dia 5.06.2019 pela manhã

Quando: 4 e 5 de junho 2019

Onde: Brasília – DF

Mais informações:

Adi Spezia: (61) 9 9641 6256

Vanessa Pataxó: (73) 9 9159-5487

Por Cimi

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo