Distrito FederalHome

Ibama realiza soltura de diversos animais silvestres no DF

Ação promove restauração ecológica e manutenção da biodiversidade do Cerrado

O Ibama realizou a soltura de várias espécies de animais silvestres na Estação Ecológica Águas Emendadas (DF), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foram reintroduzidos à natureza 23 jabutis-piranga (Chelonidis carbonaria), 10 papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), quatro jabutis-tinga (Chelonidis denticulata), um papagaio-galego (Amazona xanthops), um maracanã (Aratinga leucophthalmus), uma coruja-buraqueira (Athene cunicularia), uma cobra cascavel (Crotalus durissus) e um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), totalizando 42 animais, além de diversos passeriformes e outras aves. Todos têm origem no Cerrado.

Dados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama do Distrito Federal (Cetas/DF), unidade responsável pela ação, apontam que a soltura de animais silvestres contribui para a conservação e o equilíbrio do ecossistema local. A reintrodução de espécimes da fauna numa Estação Ecológica aumenta a biodiversidade local ao restabelecer ou fortalecer populações de espécies nativas que foram afetadas pela caça, degradação do habitat ou por doenças.

Com a presença de diferentes espécies, há um aumento na complexidade e na estabilidade do ecossistema e na capacidade de adaptação a mudanças ambientais. “Ao reintroduzir indivíduos saudáveis e geneticamente diversificados, a Estação Ecológica pode promover o aumento das populações e evitar a extinção local de espécies ameaçadas”, reforça a chefe de projeto da Coordenação de Gestão, Destinação e Manejo da Fauna e Biodiversidade Aquática (Cobio) do Instituto, Rayane Leal.

Além disso, os animais silvestres desempenham papéis importantes nos ecossistemas, como a dispersão de sementes, polinização de plantas, controle de pragas e manutenção do equilíbrio entre as espécies. “Com a presença dos animais, as interações ecológicas podem ser restauradas, ajudando a restabelecer os processos naturais e a funcionalidade do ecossistema”, complementa a servidora do Ibama Thamyris Viana.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo