Internacional

Direito à propriedade privada é ‘secundário’, diz papa

Declaração de que ‘destinação universal dos bens da Terra’ é prioritária foi dada para Conferência Internacional do Trabalho

O papa Francisco afirmou nesta quinta-feira (17/06), em mensagem em vídeo para a Conferência Internacional do Trabalho, que o direito à propriedade privada é “secundário” em relação à “destinação universal de bens”.

A declaração reitera um princípio já defendido por Jorge Bergoglio em sua encíclica mais recente, a “Fratelli tutti” (“Todos irmãos”), na qual afirma que a tradição cristã nunca reconheceu o direito à propriedade privada como “absoluto ou intocável”.

“Junto com o direito à propriedade privada, tem o direito prioritário e precedente à subordinação de toda propriedade privada à destinação universal dos bens da Terra e, portanto, o direito de todos a seu uso”, afirma Francisco no vídeo.

“Às vezes, ao falar de propriedade privada, esquecemos que é um direito secundário que depende desse direito primário, que é a destinação universal dos bens”, acrescenta.

A conferência é realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e acontece de forma remota pela primeira vez em sua história. A primeira sessão plenária ocorre até 19 de junho, enquanto a segunda está marcada para 25 de novembro a 11 de dezembro.

No mesmo vídeo, Francisco pede que a sociedade, “na pressa de retomar a atividade econômica”, evite “fixações com o lucro, o isolamento, o nacionalismo e o consumismo cego”. “Corremos o risco de ser atacados por um vírus ainda pior que o da Covid-19: o da indiferença egoísta”, ressalta.

Fonte: Opera Mundi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo