Noticia

Filme que retrata o golpe militar de 1964 estreou 2 de junho no circuito nacional

Aclamado pelo público, o longa-metragem “O Outro Lado do Paraíso” chega às telas na próxima quinta-feira

“O Outro Lado do Paraíso” ganhou os prêmios de melhor filme no festival de Gramado, pelo júri popular, e no festival de Trieste, na Itália, além de ter participado de outros importantes festivais internacionais como os de Havana, Guadalajara, Huelva e Lima, entre outros. Agora, o filme chega aos cinemas brasileiros, com estreia no circuito nacional dia 02 de junho. O enredo aborda um momento decisivo na história do país: o período que antecedeu o golpe militar.

O ano era de 1963 quando o trabalhador mineiro Antônio Trindade (Eduardo Moscovis) decidiu ir com a família trabalhar na nova capital que se erguia no centro do país. Nando, seu filho de 12 anos, deixava um primeiro amor em Bocaiúva, sua terra natal, e partia para um novo lar, onde conheceria Iara, com quem sua descoberta do amor continuaria. É através de seus olhos que conhecemos no filme “O Outro Lado do Paraíso” a história de seu pai, que ao chegar em Brasília se envolve com a militância política e o movimento sindical.

O país estava dividido. Os trabalhadores começavam a se organizar melhor enquanto classe, a conquistar alguns direitos e a brigar por outros. Era a véspera do golpe militar de 1964. Agora, pouco mais de 50 anos depois, em um país novamente dividido, na maior crise política desde então, com os trabalhadores novamente ameaçados por uma perda de direitos, o filme “O Outro Lado do Paraíso” chega às telas de todo país para contar essa história. A estreia ocorrerá nacionalmente dia 02 de junho, quinta-feira.

Ganhador dos prêmios do júri popular nos festivais de cinema de Brasília e de Gramado, o filme é uma adaptação do romance autobiográfico de Luiz Fernando Emediato, em quem se baseia a personagem do Nando, protagonista do enredo. Para o autor, além de abordar aquele período específico, a história toca em temas mais gerais. “É preciso ver o filme para entender, no final, a metáfora do sonho. E perceber com algum espanto que, assim como em 1964, o Brasil está hoje diante do mesmo abismo. O paraíso existe ou é possível de ser construído? Como? Existe saída para nosso impasse secular? É disso que esse filme trata. De possibilidades e impossibilidades”, diz Emediato.

A idéia de filmar o livro veio do produtor cultural do Distrito Federal Nilson Rodrigues. Em 2009, sua produtora, a Mercado Cultural, retomou o projeto, idealizado por Nilson ainda nos anos 1980. Do começo da produção até o lançamento foram quase sete anos. O filme foi rodado majoritariamente no DF. “Filmar em Brasília e nas proximidades, com equipe técnica local, figurantes e parte do elenco foi muito importante para nós”, afirma o produtor.

Para a recriação do ambiente que a família encontrou ao chegar aqui nos anos 1960, um bairro inteiro de Taguatinga foi reconstituído pelo cenógrafo brasiliense André Hermuche. O filme conta com trilha sonora composta especialmente por Patrick De Jongh, com uma participação especial de Milton Nascimento, que toca sanfona, violão e cavaquinho e pontua algumas cenas com seus famosos vocalizes, além de interpretar uma canção original, composta também por De Jongh. Segundo longa-metragem de André Ristum, ganhou mais de 12 prêmios em festivais do Brasil e do exterior. Uma história sobre sonhos, amor, golpe e luta que nos ajuda tanto a entender melhor a história do nosso país como joga luz sobre a realidade do Brasil que enfrentamos hoje.

Com distribuição da Europa Filmes, o longa tem patrocínio da Petrobras, dos Correios, do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal -, do Banco Original (do Grupo JBS) do Banco BMG, da BB DTVM (subsidiária do Banco do Brasil), do Banco PAN, da AMBEV, da Usina São Domingos e da MRV Engenharia. Contou também com recursos do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual.

O Outro Lado do Paraíso (Brasil, 100 min., 2014)
Direção: André Ristum
Roteiro: Marcelo Muller, Ricardo Tiezzi, André Ristum e José Rezende
Elenco: Eduardo Moscovis, Davi Galdeano, Simone Iliescu, Maju Souza, Flavio Bauraqui
Produção: Nilson Rodrigues e Luiz Fernando Emediato
Fotografia: Helcio ‘Alemão’ Nagamine
Montagem: Gustavo Giani
Música: Patrick De Jongh
Participação Especial na Música: Milton Nascimento
Produtora: Mercado Filmes
Distribuidora: Europa Filmes

Distribuição

A Europa Filmes é uma empresa brasileira que atua no mercado de distribuição de filmes, em cinema, vídeo, televisão e internet (VOD), desde 1990. Tem como diretor geral, Wilson Feitosa, fundador da empresa.
Possui um amplo repertório de filmes, que vai de blockbusters americanos aos filmes de arte europeus. Em seu catálogo, estão muitos indicados e ganhadores do Oscar, tanto estrangeiros como brasileiros. A Europa Filmes é uma distribuidora preocupada em oferecer o que há de melhor em conteúdos e serviços a seus parceiros e consumidores.

Informações para a Imprensa

Nilson Rodrigues
nilson@mercadofilmes.com e nilsonrodriguesf@gmail.com

Maria Candida Luger
candidaluger@mercadofilmes.com

ProCultura
11 3263.0197
Flávia – flavia@procultura.com.br
Cláudia – claudia@procultura.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo