Noticia

Golpista Temer retira poder das mulheres, critica Maria do Rosário

A “Cultura do Estupro” é a naturalização da violência contra a mulher, afirmou a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), ao comentar sobre o caso recente de estupro coletivo no Rio de Janeiro, do qual foi vítima uma adolescente de 16 anos.

Em entrevista exclusiva à Agência PT de Notícias, a petista se disse preocupada com o possível aumento da violência contra a mulher no atual momento do País, em que os fundamentalistas têm impedido o debate de questões de gênero, a exemplo da retirada da palavra “gênero” do Plano Nacional de Educação.

“Há todo um moralismo discursivo sobre as mulheres e esse moralismo muitas vezes esconde situações de violência. Não é raro que o moralismo seja o discurso, mas a prática seja a violência”, destacou.

Dentro desta lógica, o governo golpista de Michel Temer representa o “desempoderamento” das mulheres, segundo Maria do Rosário. “O governo golpista de Temer é a retirada do poder das mulheres no Brasil”.

“As mulheres são as primeiras a perder, porque o governo ilegítimo de Temer é um governo movido pela força dos fundamentalistas e toda fez que o fundamentalismo de qualquer caráter religioso se instala, o seu foco é contra as mulheres”, ressaltou a deputada.

De acordo com ela, a ilegitimidade desse governo golpista reside principalmente pela sua violência contra as mulheres.

“Porque Temer chega ao poder conspirando contra a primeira mulher presidenta da República da história do Brasil, usando a misoginia como discurso e não coloca nenhuma mulher no primeiro escalão”, frisou.

A deputada do Rio Grande do Sul afirmou que, “se houvesse uma cozinha da política, seria o lugar em que Temer jogou as mulheres no seu governo”. Para a petista, como as mulheres estão abaixo do terceiro escalão, isso significa que elas preparam tudo para que os homens, no primeiro escalão, possam fazer o discurso público.

E a retirada da mulher do espaço público, segundo Rosário, amplia a naturalização da violência de gênero.

“Porque toda vez que as mulheres são retiradas da cena pública, como cidadãs investidas de poder, elas são relegadas à invisibilidade e amplia-se a violência contra cada uma de nós, ao mesmo tempo que diminui a presença de políticas publicas”, afirmou.

Na sua avaliação, o retrocesso nos direitos das mulheres, encampados pelo governo golpista de Temer e seus aliados no Congresso Nacional, pode contribuir com a cultura do estupro e da violência contra a mulher, pois a atual legislação brasileira que protege a mulher vítima de estupro está ameaçada.

“Por falar em ‘temer’, nós tememos retrocessos de direitos das mulheres, retrocessos dos direitos sexuais e reprodutivos, perseguições às mulheres vítimas de estupro. O aliado número um de Temer é o Cunha, que é autor do projeto que impede que as mulheres vítimas de estupro sejam atendidas nos hospitais, nas emergências antes de terem feito o registro em delegacias”, apontou, fazendo referência ao Projeto de Lei 5069/2013, que tramita na Câmara, de autoria do presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

“Essa proposta impede que a mulher receba o mais rapidamente possível medicamentos antiretrovirais para prevenção de HIV e DST’s e receba a contracepção de emergência para prevenção de gravidez em decorrência do estupro, ou mesmo informações para o direito legal que possui de interrompê-la se vier acontecer”, alertou.

Maria do Rosário lembrou da estimativa de que, hoje, uma mulher ou menina é vítima de violência sexual a cada 11 minutos. “Porém, no plano internacional, a Organização Mundial da Saúde indica que somente um a cada quatro casos é denunciado às autoridades. As demais ficam completamente invisíveis”, completou.

Segundo a deputada, a baixa notificação se deve ao medo que as mulheres têm de denunciar, porque a sociedade as culpa pela agressão que sofreram.

“As pessoas não denunciam porque elas têm medo de serem julgadas e condenadas, a vítima tem medo que ela própria seja julgada e condenada. Como em muitos pronunciamentos que nós ouvimos em relação a essa menina, colocando-a como culpada pela agressão, nunca culpando o agressor. É como se a vítima sempre fosse a provocadora nos casos de estupro, porque há uma lógica da sexualidade a partir do homem, do poder masculino, e não do direito da mulher”, comentou.

Na avaliação da deputada gaúcha, “a grande tarefa das mulheres é não permitir que esse governo permaneça, para resgatarmos nossos direitos e nossa dignidade que estão sendo aviltados”.

Foto: Paulo Pinto/Agencia PT

Foto: Paulo Pinto/Agencia PT

“As jovens mulheres, muitas delas adolescentes ainda, têm consciência cada vez mais presente sobre o seu corpo, a sua vida, a sua autonomia e isso é fruto também desse período que nós vivemos de avanços nas políticas sociais com os governos do PT”, afirmou.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo