Noticia

Ex-presidente do PSDB-MG e ex-secretário de Anastasia é preso

Mais um golpista teve seu pedido de combate à corrupção atendido. Nesta segunda-feira, foi preso em Belo Horizonte Narcio Rodrigues, ex-deputado federal (PSDB-MG) e ex-secretário de Ciência e Tecnologia no governo de Antonio Anastasia, relator do impeachment de Dilma Rousseff no Senado, preso em Belo Horizonte.

Apoiador do golpe, Rodrigues foi também presidente do PSDB de Minas Gerais entre 2004 e 2007 e de 2009 a 2011. Ele é pai do deputado federal Caio Nárcio (PSDB-MG) que, na Câmara, no dia 17 de abril, votou pelo afastamento da presidenta e justificou: “Por um Brasil ‘aonde’ meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não ‘era’ possibilidade, era obrigação (…) Verás que um filho teu não foge à luta”, afirmou, com uma bandeira do Brasil nas costas.

Veja como foi:

O pai do deputado, citado em sua justificativa de voto na Câmara, foi preso pela operação Aequalis (igualdade, em latim), realizada conjuntamente por Polícia Militar, Ministério Público e Polícia Federal. Iniciada na Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais, a investigação trata de desvios de recursos na construção do complexo chamado de Hidroex – Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água – instalado em Frutal.  As autoridades não confirmam o valor do desvio investigado mas, a imprensa noticiou que existe uma estimativa não oficial de que R$ 18 milhões teriam sido desviados.

Pela manhã, Caio Nárcio ficou na sede do Ministério Público estadual para acompanhar o caso. Rodrigues teve prisão temporária decretada por cinco dias, mas disse não saber o motivo de sua detenção.

A Hidroex foi criada na gestão de Rodrigues, quando era secretário de Ciência e Tecnologia. As obras começaram em março de 2012, foi feita licitação (custo de R$ 200 milhões) mas, até hoje, o conjunto de prédios não foi construído. As obras foram paralisadas em setembro de 2014 e retomadas há dois meses.

Em sua página oficial no Facebook, Rodrigues diz ser  “jornalista, escritor e poeta” e “especialista em planejamento estratégico e no tema da água”. É um dos políticos próximos não somente de Anastasia, mas também do senador Aécio Neves (PDSB-MG), conforme lembrou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), recuperando uma antiga postagem no Facebook:

Alvo de investigação, a Hidroex conta com ajuda do ministro Gilberto Kassab, conforme anunciou o próprio deputado Caio Nárcio. “Estivemos com o novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab. Falamos sobre o futuro do projeto UNESCO HidroEX em Frutal e a possibilidade de federalização”, escreveu no Facebook, em 27 de maio.

Deputado federal e ministro se encontram em Brasília (Foto: Facebook)

Deputado federal e ministro se encontram em Brasília (Foto: Facebook)

Da Redação da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo