Noticia

Movimentos sociais promovem o Dia Nacional de Luta Contra o Golpismo Midiático

A Frente Brasil Popular e o Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação promoveram nessa quinta-feira (5) o Dia Nacional de Luta Contra o Golpismo Midiático. Com atos marcados em várias cidades brasileiras, em Brasília a atividade aconteceu na Rodoviária do Plano Piloto. A comunicação do PT/DF ajudou na organização e esteve presente no ato.

Com o mote de “Monopólio é golpe”, o ato chamou atenção para a concentração dos meios de comunicação no País, além do uso político das concessões midiáticas em benefício próprio e de aliados. Segundo dados do FNDC, apenas 6 famílias controlam 70% do conteúdo jornalístico produzido no Brasil.

O processo de impeachment movido contra a presidenta Dilma Rousseff tem o ostensivo apoio da imprensa corporativa brasileira. A cobertura desequilibrada dos fatos resultou, inclusive, em pesadas críticas publicadas em respeitados jornais internacionais, além de manifestações diversas de profissionais brasileiros e estrangeiros.

Movimentos sociais ligados à temática da Comunicação afirmam que sem uma regulamentação da atividade da imprensa, a tendência é que se mantenha a cobertura enviesada e tendenciosa dos veículos, especialmente no tocante às questões políticas.

Denunciam, também, assédio moral a jornalistas e intervenções exageradas nas pautas, procurando destacar os interesses dos proprietários destes veículos e de seus aliados políticos.

A necessidade de diversificação na produção do conteúdo é outra demanda dos movimentos. A cobertura do impeachment deixou explícito que o alvo a ser atacado era o PT a as políticas de inclusão social tocadas na última década pelos governos Lula e Dilma.

É preciso que os avanços conquistados pelos brasileiros na última década se estendam aos meios de comunicação. Assim como aconteceu em 1964, forças conservadoras fazem uso da imprensa para intoxicar o debate e vender a ideia de “mar de lama”.

A Frente Brasil Popular e os movimentos sociais e partidos políticos que a compõem continuarão com os atos em defesa da Democracia e contra o golpe. Fique ligado nas próximas atividades e não deixe de participar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo